top of page

Fatores de impacto

Trabalhamos em todas as obras digitais com a programação de metadados, dados internos à obra, os quais são os responsáveis pelo melhor posicionamento dos livros nos sistemas de buscas.

 

Como funciona a indexação e os fatores de impacto?

 

A indexação das obras 100% abertas no Google Books é essencial e de grande importância uma vez que é uma das formas para a contabilização dos índices de publicação dos autores pesquisadores.

 

Com a inserção dos dados e da obra no Google Books conseguimos acionar mecanismos de avaliação e contagem de citações e dos índices h” e “i10”.

 

O índice H (h-index) é um fator de impacto calculado de acordo com o número de artigos publicados pelo pesquisador. Desta forma, “quando dizemos que o índice H de um pesquisador é dez, significa que ele tem, pelo menos, dez artigos publicados, cada um deles com, pelo menos, dez citações. Quanto maior o número de artigos de grande interesse publicado pelo pesquisador, maior será o número de citações alcançadas, e maior será seu índice H, refletindo a qualidade acadêmico-científica do pesquisador e sua capacidade produtiva” (TOMAZ, ASSAD, MOREIRA, 2011, online).[1]

 

O índice i10 é um fator de impacto com relação direta ao índice H e mostra os artigos publicados que possuem mais de 10 citações cada.

 

Recomendamos a todos os nossos autores e a nossas autoras o cadastro de um perfil no Google Scholar para que as obras sejam impactadas e indexadas automaticamente a partir do nosso cadastro da obra. A partir destas ações a obra começa a pontuar cada vez que houve uma citação de partes do texto em outras obras também indexadas, gerando uma grande rede de pesquisa.

Navegue pelo nosso menu, confira o que podemos fazer pelo seu texto e venha publicar conosco!
Como o Google Books vai medir o impacto da do meu livro?

 

O Google Books mede o impacto das obras e faz automaticamente o cálculo dos índices i10 e h-index no perfil do pesquisador junto ao Google Scholar. Este índice pode ser relacionado no Currículo Lattes em campo específico para esta finalidade. É importante que o pesquisador tenha o seu perfil na plataforma para que os índices sejam computador corretamente.

 

- Exemplo de uma obra indexada.

 

1) Link da página do livro no Google Books, contendo: Título, nomes dos autores, resumo, nuvem de palavras-chave (muito importante para que a obra seja encontrada pelos sites de busca de todo o mundo), ISBN's, formas de exportação de citações por EndNote e outros, QR Code: shorturl.at/jzGL6

 

2) Link direto do livro, o qual serve para compartilhamento da obra: shorturl.at/wDKR4

[1] Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2011000200001&script=sci_arttext

bottom of page