Qualis Livros

Os livros publicados pela Pimenta Cultural partem do estrato mínimo L3, devido às notas atribuídas a cada critério para enquadramento de cada obra no respectivo estrato de classificação Qualis Livros. Os estratos atribuídos às obras são: L1, L2, L3, L4 e LNC, sendo L1 estrato inferior e L4 superior. LNC é atribuído "para os exemplares não considerados pela Área para fins de avaliação (isto é, por não terem conteúdo vinculado às áreas de concentração e linhas de pesquisa dos Programas ou por não se tratarem de livros de caráter acadêmico)".

 

Nosso levantamento com relação às notas de avaliação, a partir dos critérios da Capes, indicam que todas as nossas obras publicadas até outubro de 2018 partem de 51 pontos, neste caso, estrato L3. 

A partir de outubro de 2018 passamos a atender todos os critérios para enquadramento das obras no maior estrato atribuído pela Capes, superando 76 pontos, ou seja, estrato L4.

Confira nossa pontuação, segundo os Critérios Qualis Livros:

1. Tipo de editora: comercial = 15 pontos.

2. Distribuição e acesso: 5 pontos.

3. Conselho editorial e revisão por pares: 15 pontos.

4. Financiamento: 4 pontos.

5. Natureza da obra: se for coleção - não se aplica no momento às nossas publicações.

6. Reedição: 1ª edição = 2 pontos, 3ª edição = 3 pontos; 3ª edição = 4 pontos; 4ª edição ou maior = 5 pontos.

7. Índice Remissivo: 5 pontos.

8. Premiação: não se aplica até o momento.

9. Natureza do conteúdo: 10 pontos.

10. Autoria: com participação de discentes do Programa = 10 pontos; sem participação de discentes = 8 pontos; com outras colaborações externas = 9 pontos.

11. Leitura parcial e impressão geral da obra avaliação qualitativa do conteúdo: (originalidade, relevância expressa na contribuição da obra para o desenvolvimento cientifico, tecnológico, social, cultural e artístico em sua área de conhecimento; apresenta abordagens interdisciplinares; potencial impacto): Regular = 3 pontos; Bom = 7 pontos; Muito Bom = 15 pontos.

A somatória máxima da avaliação Qualis Livros é de 100 pontos, sendo:

L1= 1 até nota 24

L2= de nota 25 a 50 

L3= de nota 51 a 75 

L4= nota 76 a 100 

Como a própria Capes explica, a lista das avaliações não é divulgada. O que a instituição divulga são os pontos atribuídos a partir dos critérios de enquadramento de cada obra. Clique aqui e veja o Roteiro para a Classificação de Livros da Capes.

Segundo a Capes, "por uma limitação técnica-operacional, a classificação de livros está sendo utilizada exclusivamente para fins do processo de avaliação. Ou seja, nesse momento não se divulga a relação dos livros classificados. As áreas que se utilizam da classificação de livros para a Avaliação dos Programas têm feito o procedimento diretamente por meio dos cadernos de indicadores, para avaliação dos Programas de Pós-graduação e/ou planilhas específicas e sua divulgação tem acontecido intra-área, ou seja, diretamente aos programas." Ainda, segundo a Capes, a instituição "não possui cadastro de editoras nem faz avaliação sobre sua qualidade".

Fonte: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis

Clique aqui e confira também algumas Considerações sobre Classificação de Livros pela Capes, a pontuação de cada estrato de livros e capítulos, e a tabela com as notas atribuídas a cada critério para enquadramento das obras.

Maiores dúvidas

- livro@pimentacultural.com

- WhatsApp: (11) 96766-2200

 

 

@2012-2019 Pimenta Cultural    *    CNPJ: 17.033.353/0001-90    *    Inscrição Estadual:  118.439.264.117    *    ​São Paulo - SP    *    (11) 96766-2200 WhatsApp