Chamadas de artigos para publicação como capítulo de livro

 

As chamadas visam a publicação de livros nos formatos digital (formato PDF) e impresso.

Os livros terão: ISBN para cada formato, Ficha Catalográfica e DOI por livro e por capítulo.

Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

Quer organizar um livro?

Clique aqui e confira as normas.

Como submeter o artigo para avaliação?

Enviar ARTIGO COMPLETO no site da editora:

 

  1. Acesse o site: https://www.pimentacultural.com

  2. Faça o seu cadastro clicando no retângulo vermelho localizado no canto superior direito do site.

  3. Clique novamente no retângulo vermelho e selecione "envio de artigo".

  4. Preencha todo o cadastro e anexe os arquivos solicitados.

Tema: Diálogos e construções para uma Pedagogia voltada para o Social
Edital 2021/137 - DCP

Organizadores: Arthur Vianna Ferreira e Marcio Bernardino Sirino.

Descrição da chamada

Neste segundo volume da coleção “Entre a Pedagogia e o Social”, uma parceria entre a Editora Pimenta Cultural e o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), busca-se compilar diálogos e construções que estejam embasadas em práticas educativas voltadas diretamente a problemas da sociedade contemporânea. Buscam-se as contribuições de educadores sociais, professores, estudantes e pesquisadores a fim de reunir diferentes visões teórico-metodológicas e saberes construídos por meio da vivência de uma educação embasada nas contribuições da educação popular, e de maneira especial do educador Paulo Freire, uma das referências para o campo, em construção, da Pedagogia Social Brasileira – tanto em ambientes escolares quanto em espaços não escolares.

SUBMISSÕES: até 17/10/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Atuação do professor-pesquisador no empreendedorismo
Edital 2021/136 - APP

Organizadoras: Gabriela Moysés Pereira e Maria de Fátima Simão Jucá Cruz

Descrição da chamada

Esse livro tem como proposta apresentar e discutir experiências relevantes de empreendedorismo sob a perspectiva de professores e/ou pesquisadores. O empreendedorismo é definido como a iniciativa de implementar novos negócios ou inovar em alguma área do conhecimento. São muitos os professores, mestres e doutores que sentem a necessidade de inovarem, sendo estimulados a abrirem o seu próprio negócio, associando o empreendimento com a sua experiência e formação. Devido a pandemia da COVID-19, o crescente número de desempregos e cortes de bolsas de estudos, o número de empreendedores aumentou. Dessa forma, está obra objetiva reunir pesquisas e/ou relatos de experiência de profissionais que descobriram no empreendedorismo formas de se destacarem na sua área de conhecimento.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 17/10/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Comicidade interseccional: os demarcadores de raça, classe, gênero e de sexualidade nas Artes e na Literatura
Edital 2021/134 - CID

Organizadores: Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum

Descrição da chamada

Esse livro tem como missão a divulgação de produções científicas, e de pesquisas no campo dos estudos das Artes e da Literatura, assim como as suas relações históricas; culturais; artísticas; teatrais; literárias; sociais; filosóficas; raciais; políticas; com o gênero e a sexualidade; com a nacionalidade e em contextos diferenciados de atuação, tais como: hospitais, asilos, escolas, teatros, circos, espaços urbanos, entre outros, em uma perspectiva interseccional.  Em uma obra interdisciplinar com enfoque em Artes e em Literatura, temos por objetivo: contribuir para o registro e difusão de abordagens teóricas e metodológicas propostas por pesquisadoras (es), seja em pesquisas nacionais ou internacionais; incentivar a investigação e estudos sobre a temática abordada a nível acadêmico; contribuir com a área das Artes e da Literatura.
Vamos conversando e desenvolvendo.

SUBMISSÕES: até 26/09/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Jogos digitais, gamificação e aprendizagem na área da saúde
Edital 2021/132 - JDG

Organizador: Edson da Silva

Descrição da chamada

Os aplicativos e os jogos digitais podem ser criados de múltiplas formas e assumirem diversos pontos de vista na atualidade, inclusive na aprendizagem de competências e de conteúdos escolares e acadêmicos. Esses recursos digitais são disponíveis em plataformas web e mobile, facilitando o acesso de seus usuários. A utilização de aplicativos, jogos digitais e processos de gamificação com objetivos educacionais tem gerado resultados promissores em diversas áreas de ensino, especialmente na saúde. Processos educativos mediados por recursos tecnológicos digitais podem promover o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, afetivas, motoras, dentre outras, em diferentes áreas do conhecimento. Aplicativos e jogos digitais na área da saúde são utilizados para diagnósticos, reabilitação, educação, treinamento, conscientização sobre doenças crônicas, compreensão ou enfrentamento de distúrbios psicológicos, entre outras finalidades. Assim, os Jogos digitais desempenham um papel importante na prática profissional e na educação em cursos da saúde, deixando o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais dinâmico, ativo, colaborativo e engajador. A implementação de jogos digitais e de estratégias de gamificação constituem um grande desafio devido à natureza interdisciplinar da criação de jogos. Reunir especialistas em ciências da saúde, da educação e da tecnologia possibilita o uso de técnicas adequadas e oferece novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem na formação e na prática profissional no contexto da saúde. Essa obra é uma oportunidade para que estudantes, educadores, pesquisadores, designers, profissionais de saúde, instrutores de treinamentos e todos aqueles interessados em cenários educativos no âmbito da saúde possam dialogar, compartilhar evidências científicas e suas vivências para incitar práticas engajadoras e lúdicas no campo dos jogos digitais, das tecnologias educacionais e da gamificação aplicados à saúde.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.

Tema: O ensino de química na contemporaneidade: desafios e inovações
Edital 2021/124 - OEQ

Organizador: Silmar José Spinardi Franchi e Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi 

Descrição da chamada

O presente livro visa abordar a temática do Ensino de Química em seus diferentes aspectos e contextos. Temáticas: o processo de ensino-aprendizagem, uso das TICs, o Ensino de Química no ambiente virtual, propostas inovadoras no Ensino de Química nos cursos de graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado), relação professor-aluno, o Ensino contextualizado da Química, o Ensino de Química na pandemia, entre outros.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 03/10/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Vampiros literários e cinematográficos: transgressores ou heróis?
Edital 2021/138 - VLC

Organizadores: Letícia Cristina Alcântara e Kelio Junior Borges Santana

Descrição da chamada

Busca-se trabalhos que remetam ao estudo da personagem vampiro na literatura e/ou no cinema, considerando seu percurso, bem como análises da influência dessa personagem na sociedade, seja como transgressor de regras, seja como herói. Espera-se trabalhos que tenham por base teórica o imaginário, fantástico, sobrenatural e/ou o campo semântico.

SUBMISSÕES: até 19/09/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Aspectos da Educação
Edital 2021/114 - AED

Descrição da chamada

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Aspectos da Educação". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: práticas educativas, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação e tecnologia, educação a distância, educação remota, metodologias de ensino, experiências em sala de aula, ensino híbrido, políticas educacionais, entre outros temas com aprofundamento na área da educação.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.