Chamadas de artigos para publicação como capítulo de livro

 

As chamadas visam a publicação de livros nos formatos digital (formato PDF) e impresso.

Os livros terão: ISBN para cada formato, Ficha Catalográfica e DOI por livro e por capítulo.

Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020).

Quer organizar um livro?

Clique aqui e confira as normas.

Mudamos as regras de submissão, plataforma, formas de publicação e valores. Confira!

AGORA A SUBMISSÃO DO ARTIGO É FEITA AQUI MESMO EM NOSSO SITE. BASTA FAZER O LOGIN.

Tema: Gestão da qualidade em saúde e segurança do paciente debatendo suas práticas e desafios
Edital 2020/104 - GQS

Organizadores: Cicero Emanoel Alves Leite, Ocilma Barros de Quental

Descrição da chamada

A gestão da qualidade alinhada aos princípios de segurança do paciente pode promover a padronização de ações e serviços visando uma melhor experiência do paciente na instituição de saúde adequando processos finalísticos, gerenciais e de apoio a requisitos de qualidade. Considerando a necessidade de ampliar a discussão sobre a qualidade e excelência em serviços de saúde, a proposta deste livro é reunir resultados de pesquisas e experiências práticas em relação à gestão da qualidade em saúde e segurança do paciente a partir de perspectivas de gestores, trabalhadores, pesquisadores, professores e alunos promovendo o debate dos desafios de sua prática a fim de superá-los.

SUBMISSÕES: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Metodologias ativas e inovação educacional
Edital 2020/103 - MAI

Organizador: Valdir Lamim Guedes Junior

Descrição da chamada

Ao longo do século XX, as práticas educativas foram intensamente questionadas, sendo propostas muitas alternativas ao ensino tradicional. Muitas destas propostas são de inovação educacional, isto é, de modificação da prática educativa e das mentalidades, tanto de alunos como de professores sobre o processo de ensino aprendizagem. Nas últimas décadas, um dos principais conceitos de convergência destas iniciativas foi o de metodologias ativas, que, apesar de muito utilizado, é compreendido de forma superficial e, muitas vezes, trata-se apenas de um discurso sobre práticas que não rompem com o ensino tradicional. Desta forma, esta chamada visa reunir textos sobre o conceito de metodologias ativas e inovação educacional, assim como, relatos de experiência relevantes que, em conjunto, contribuirão para uma melhor aplicação destes conceitos.

SUBMISSÕES: até 09 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Currículo, Tecnologias Digitais e Língua Portuguesa: Diálogos (im)possíveis
Edital 2020/90 - CTD

Organizadores: Alaim Souza Neto, Fernanda Luiza de Faria e Keysy Solange Costa Nogueira

SUBMISSÕES: até 21 de setembro de 2020.

Publicação prevista para 10/11/2020.

PROPOSTA DE LIVRO COM PROJETO EM TRAMITAÇÃO PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO. 

EDITAL ESPECIAL - BAIXE AQUI.

Tema: História da ciência no Brasil recente: olhares, posições e experiências
Edital 2020/101 - HDC

Organizador: Assis Daniel Gomes

Descrição da chamada

Nesta proposta de livro buscamos abarcar artigos de diversos campos científicos que tencionam olhar a história da ciência na história do Brasil, destacando os seus percursos, desafios e possíveis caminhos a trilhar. Para isso, defendemos uma abordagem pluridisciplinar como também o princípio de simetria. Dessa forma, aceitamos contribuições que abordem desde as ciências exatas às humanas, das sociais às naturais. Nesse rol de contribuições destacaremos as escolas científicas brasileiras, os dilemas em firmar os seus estudos científicos feitos nos laboratórios de suas universidades, por exemplo. Valorizar a produção feita pelos pesquisadores brasileiros se faz na intenção de destacar e dar visibilidade a esse esforço que remonta não apenas a um ardor trabalho intelectual, mas também outros congraçamentos a fim de vencer barreiras orçamentárias e estruturais que muitas vezes impedem o seu andamento. Enfim, pensar o percurso da ciência no Brasil é verificar a sua pluralidade, a sua criatividade e a sua importância no cenário internacional.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Inteligência Artificial e Novas Tecnologias na Educação
Edital 2020/100 - IAE

Organizador: Gilberto de Melo Júnior

Descrição da chamada

Inteligência Artificial e novas tecnologias vem sendo bastante empregadas na sociedade moderna. O uso dessas ferramentas vem crescendo no ambiente educacional, promovendo assim um revolução na forma de educar e ser educado. Com novos conceitos e novas ferramentas faz-se necessário aprofundar nesse tema tão atual e revolucionário.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Pesquisas e práticas em educação jurídica na América Latina: olhares caleidoscópios
Edital 2020/99 - PEP

Organizador: Marcos Pereira Dos Santos

Descrição da chamada

Esta coletânea objetiva compilar artigos científicos advindos das áreas de Direito e Educação que tenham como foco de investigação científica as pesquisas e práticas desenvolvidas em Educação Jurídica na América Latina, lançando assim olhares caleidoscópios sobre a temática em foco. Para tanto, serão aceitos trabalhos científicos que tragam a lume questões atinentes ao Direito Educacional, ensino de Ciências Jurídicas, formação de professores de Direito, Justiça Restaurativa e Educação para a Paz, arbitragem e mediação de conflitos em espaços educativos (não) escolares, práticas pedagógicas na formação inicial e continuada de profissionais do Direito, Direito e Pedagogia Social, Educação no contexto do ordenamento jurídico brasileiro, Direito Ambiental e Educação Ambiental, Educação Especial e Inclusiva sob a ótica do Direito, Direitos Humanos e Educação, ética em pesquisas científicas envolvendo seres humanos, Direito Autoral, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no contexto do Direito, Educação Cultural e a Lei Rouanet, Direito e ensino remoto, Direito e Serviço Social, políticas de cotas raciais na Educação Superior, Direito e relações de gênero na educação escolar, entre outros temas afins.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Descolonizando a Psicologia: contribuições para uma prática popular
Edital 2020/98 - DAP

Organizador: Wesley Henrique Alves da Rocha

Descrição da chamada

A construção do conhecimento pautou-se, por séculos, numa referencialidade eurocêntrica e colonial, a construção histórica da Psicologia não fugiu disso. Os estudos decoloniais e a necessidade de uma descolonização do conhecimento têm se mostrado cada vez mais necessários e urgentes. As tentativas de silenciamento e exclusão das minorias sociais evidenciam que as engrenagens do colonialismo continuam empenhando-se em exterminar esses grupos. A Psicologia, por sua vez, precisa estar de mãos dadas ao pensamento decolinial e contribuir com a premissa de revisão histórica e ser, de fato, uma ciência decolonial e popular. Assim, este livro pretende reunir estudos que evidenciem teóricos(as) da Psicologia que pertencem às minorias sociais (negros(as), mulheres, indígenas, LGBTQIA+, etc.) e/ou que tragam à luz questões sociais e/ou, ainda, que demonstrem a fragilidade da formação em psicologia no que diz respeito a essas questões, engendrando numa Psicologia popular.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Aplicativos Móveis: inovação e cocriação do conhecimento na educação não presencial
Edital 2020/97 - APM

Organizadora: Leia Mayer Eyng

Descrição da chamada

O ambiente de sala de aula esta alterado. Novas configurações sobre sobre a pratica docente e uso de metodologias e tecnologia desafiaram estudantes, educadores e instituições de ensino. O uso dos aplicativos móveis foi largamente empregado visando subsidiar novas formas de aprender a aprender, com características mais sustentáveis, colaborativas, criativas e inovadoras. Este livro tem por objetivo resgatar as melhores práticas do uso de aplicativos móveis empregados no ambiente de educação não presencial e que possibilitou ao educador e ao estudante por meio de novas mídias inovar e cocriar conhecimento na educação.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Discurso, ciência e política: a produção dos discursos em tempos de pandemia
Edital 2020/96 - DCP

Organizadores: Thiago Barbosa Soares e Jocenilson Ribeiro.

Descrição da chamada

Diante da nova ordem mundial estabelecida pela crise sanitária, nomeada como pandemia, fomos impelidos a mudar rapidamente hábitos, atitudes e a repensar conceitos, como forma de interpretação das novas práticas sociais. Os diferentes domínios científicos, além do campo da medicina e da saúde, têm reagido como ação, questionamentos e apresentado algumas respostas a uma infinidade de informações e dados acerca da Covid-19 e seus discursos em torno da doença. As Ciências Humanas e as Ciências da Linguagem em geral têm igualmente produzido estudos e pesquisas a partir de diferentes objetos, perspectivas teóricas e recortes analíticos. Como as mídias, as redes sociais têm respondido (ou reportado) ao bombardeio de informações, imagens, conceitos e dados sobre o coronavírus? Que atitudes políticas e governamentais devem ser problematizadas nessa área de conhecimento? Como a educação, a psicologia social ou a ciência da informação vêm respondendo ao fosso imediato causado pela ruptura das práticas presenciais de construção de conhecimento? Quais discursos têm sido mobilizados na injunção, separação ou relação entre ciência, governança e política? Que tipo de violências, discriminação ou discursos de ódio têm emergido no contexto da pandemia, acirrando ainda mais as crises sanitária e política no Brasil e/ou no exterior? Essas são algumas das perguntas que os pesquisadores vêm se fazendo nos últimos meses. Outras devem ainda ser feitas no intuito de trazer respostas ou reflexões ao campo das Ciências Humanas de maneira ampla. Nosso objetivo é gestar um livro que congregue trabalhos originais em torno dessa problemática, a partir da qual se possam apresentar análises de produção e de circulação de discursos nas esferas midiáticas, políticas, científicas, educacionais, governamentais e ou estéticas/artísticas que reflitam este momento histórico.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 25 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Saúde Mental no Brasil: tecendo cuidados no território brasileiro
Edital 2020/95 - SMB

Organizadores: Elisabete Vitorino Vieira

Descrição da chamada

Considerando a expansão da política de Saúde Mental e sua importância para o processo de cuidado em saúde mental do(a) usuário(a) ao, este livro pretende reunir resultados de pesquisas e experiências práticas, a partir de vários pontos de vista: trabalhadores(as), usuários(as), pesquisadores(as), alunos(as), movimentos sociais, entre outros. Mesmo que seu valor esteja claro na nossa sociedade, o cuidado em saúde mental também apresenta grandes desafios - de múltiplas ordens. Este livro será, também, um instrumento que reúna os desafios, debatendo-os, a fim de agregar os conhecimentos e trazer novos olhares para que os impasses sejam superados, buscando práticas de cuidado dignas, humanas, científicas e que também respeitem os conhecimentos dos(as) usuários(as) e suas famílias, sem deixar de estarem estritamente ligadas aos princípios do Sistema Único de Saúde.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Ficção e Representatividades nas Literaturas de Língua Portuguesa
Edital 2020/94 - FRL

Organizadores: Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha, Samara Liz Silva Machado e Ella Ferreira Bispo.

Descrição da chamada

Os estudos literários acerca das Literaturas de Língua Portuguesa, sob abordagens de representatividades, também reivindicam visibilidade dos valores humanísticos em que as civilizações estão assentadas e, sobretudo, a constituição dessas relações no plano da tessitura textual. Nesta segunda década do século XXI, o lugar de fala dos sujeitos em condições de subalternidade e opressão requer mais espaços nos âmbitos sociais, e na literatura não é diferente, considerando que ela representa a essência da humanidade entre o eu, o outro e o mundo, em seus variados aspectos, por meio da linguagem. A literatura é uma produção cultural que propicia visões e vozes de mundo, vinculadas ao respeito e às liberdades, com o propósito de democratização da produção artística no desenvolvimento humano. O tema sugerido para a chamada de publicação de capítulo propõe reunir estudos teóricos e analíticos de obras contemporâneas que provoquem discussões relevantes sobre ficções e autorias de representatividades, contemplando a invenção do texto literário motivada por pautas de caráter estéticos e sociais, circunscrevendo um delineamento das demandas instadas pelos sujeitos sociohistóricos da atualidade, sejam atinentes às questões de gênero, raça/etnia, classe e suas interseccionalidades. Para tanto, aceitam-se artigos acadêmicos relativos a objetos de estudo de Língua Portuguesa, nas Literaturas Africanas, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, sob perspectivas históricas, filosóficas, sociológicas, culturais, entre outras pertinentes ao contemporâneo.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Formação de docentes no Brasil: pesquisas e práticas educacionais
Edital 2020/93 - FDB

Organizador: Marcos Pereira dos Santos

Descrição da chamada

Esta coletânea de artigos científicos aceitará para publicação textos que se enquadrem no contexto da temática de Formação de Docentes no Brasil no que tange às pesquisas e práticas educacionais em geral. Podem ser abordados diversos assuntos veiculados ao tema, a saber: história e historiografia da formação de docentes no contexto brasileiro; Estatuto e Código de Ética Profissional do Magistério; Curso Normal Superior; políticas públicas educacionais; formação de professores(as) em curso de Magistério; formação inicial e continuada de docentes no âmbito universitário; trabalho pedagógico em espaços escolares formais e não formais; precarização e uberização do trabalho docente; docência no contexto da LDBEN nº 9.394/96 e do novo Plano Nacional de Educação (PNE); práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais; formação professoral nas modalidades híbrida e de educação a distância; o profissional pedagogo como docente e gestor educacional; estágios curriculares supervisionados em cursos de licenciatura; pesquisas científicas sobre formação de docentes; disciplinas escolares e trabalho profissional docente; currículo e avaliação em cursos de formação professoral; saberes pedagógicos e da docência; docência em tempos de pandemia de COVID-19; atuação docente na escola e na universidade; dentre outros.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Educação remota e isolamento social em questão: que legado ficará?
Edital 2020/92 - ERI

Organizadores: Adilson Cristiano Habowski e Elaine Conte.

Descrição da chamada

A proposta parte do reconhecimento de que a inclusão digital por meio da educação deveria ser um direito e não um privilégio, pois no atual contexto de distanciamento social (contexto atual de pandemia) se revela como uma projeção para o ato de educar, a ponto de nos indagarmos sobre como visibilizar essas realidades à socialização humana e à reconstrução de diálogos interdisciplinares. Diante destas transformações de narrativas, a coletânea propõe discutir a formação cultural e repensar a educação remota como meio para resistir à mera reprodução inesperada e exclusão digital, para aproximar e expandir o saber escolar para o novo contexto de estudos domiciliares. O impacto causado pela pandemia vem colocando drásticas mudanças na organização da própria vida pessoal, assim como afeta o campo da educação. A proposta é de criar uma coletânea, por meio de um esforço intelectual cooperativo, tendo em vista compartilhar conhecimentos e ideias em torno do universo de experiências formativas recentes, a partir de aulas remotas e lives virtuais neste tempo de isolamento social, na tentativa de conjecturar um possível legado cultural com práticas de resistência sociocultural, bem como de narrativas recontextualizadas ou criando movimentos comunicacionais e teórico-metodológicos que possam orientar esse campo de pesquisas na educação.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Quarenteducando: o processo ensino-aprendizagem na Era COVID-19
Edital 2020/88 - QUA

Organizador: Marcos Pereira dos Santos

Descrição da chamada

Esta coletânea visa compilar artigos científicos de pesquisadores(as), educadores(as), docentes e demais profissionais da educação que estudam e/ou atuam na escola de Educação Básica ou na Educação Superior. A proposta temática tem como objetivo trazer a lume temas diretamente relacionados ao processo ensino-aprendizagem nesses dois níveis educacionais em tempos de pandemia e quarentena decorrentes de Coronavírus (COVID-19). São aceitos trabalhos teóricos de revisão bibliográfica e também relatos de experiências pedagógicas, enfocando assuntos tais como: relação professor-aluno, ensino remoto, educação a distância, novas tecnologias digitais, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, currículo escolar, recursos didáticos, gestão educacional, dentre outros que tragam em seu bojo aspectos atinentes aos novos modos de ensinar-e-aprender na escola e na universidade na Era COVID-19.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Pós-Verdade, Negacionismo e Fake-News: ensaios sobre a democracia na era da internet
Edital 2020/87 - PVN

Organizador: Diogo Luiz Lima Augusto

Descrição da chamada

No ano de 2016, a Oxford Dictionaries, departamento da Universidade de Oxford, elegeu o termo “Pós-verdade” como a palavra do ano. O prefixo “pós” não indica, todavia, que estamos para “além” da verdade, mas sim que a distinção entre verdade e mentira já não é mais tão importante. Isto é, os critérios através dos quais os fatos são interpretados se modificaram.Tal aspecto se relaciona à proliferação de Fake News e posturas negacionistas nas redes sociais.Desta sorte, cabe a questão: como a democracia estrutura-se diante de tal cenário? Como a era da internet modificou os postulados que garantiam a segurança democrática? Este trabalho procura pensar tais questões que, ao nosso juízo, são emergenciais em nossa sociedade contemporânea.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Democracia, Direitos Humanos e Antifascismo
Edital 2020/86 - DDH

Organizadores: Alessandra Dale Giacomin Terra, Thiago Guerreiro Bastos e Lilian Cazorla do Espírito Santo Nunes.

Descrição da chamada

Proposta de uma obra coletiva com pesquisas acadêmicas sobre Estado Democrático de Direito e a resistência em nível global a governos de extrema-direita e a disseminação atual de discursos anti-democráticos, ultraconservadores, anticientíficos e de ódio por meio de novas tecnologias digitais. Propõe-se uma obra abrangente e transdisciplinar, refletindo-se sobre Democracia, o papel (e o ataque) ao Direito e as instituições estatais, bem como sobre Tecnopolítica, uso de mídias sociais, ciberativismo, e movimentos sociais de resistência ao ideário ultraconservador (que em muitos aspectos se assemelha ao discurso fascista do século XX), inclusive de grupos minoritários, como negros, comunidade LGBT e mulheres, sobre as perspectivas históricas, sociológicas, antropológicas, jurídicas, políticas, da comunicação social, dentre outras.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

Tema: Reposicionamento de fármacos no tratamento da COVID-19
Edital 2020/81 - RFT

Organizador: Railson Pereira Souza

Descrição da chamada

A COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) vem gerando inúmeros problemas em nível global, por sua fácil disseminação, por apresentar muitas complicações graves, pelos altos índices de mortalidade e por ainda não possuir um fármaco com ações efetivas no tratamento ou prevenção da doença. Dessa forma, a presente chamada visa trazer à tona investigações científicas que enfatizem sobre a estratégia chamada de reposicionamento de fármacos, a qual consiste em testar a atividade antiviral de drogas previamente aprovadas e disponíveis no mercado para o tratamento de outras doenças e que possam eventualmente apresentar-se eficaz no tratamento da COVID-19. Serão enquadrados nessa chamada estudos que esbocem acerca dos mecanismos de ação, efeitos colaterais, contraindicações, interações medicamentosas dos fármacos (ou nutrientes com ações farmacológicas) reposicionados em pacientes com complicações graves da COVID-19.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 04 de outubro de 2020.

Publicação prevista para o segundo semestre de 2020.

@2012-2020 Pimenta Cultural

​São Paulo - SP

CNPJ: 17.033.353/0001-90

IE:  118.439.264.117