Chamadas de artigos para publicação como capítulo de livro

 

As chamadas visam a publicação de livros nos formatos digital (formato PDF) e impresso.

Os livros terão: ISBN para cada formato, Ficha Catalográfica e DOI por livro e por capítulo.

Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020).

Quer organizar um livro?

Clique aqui e confira as normas.

AGORA A SUBMISSÃO DO ARTIGO É FEITA AQUI MESMO EM NOSSO SITE. BASTA FAZER O LOGIN.

Tema: Políticas Públicas e Direitos Humanos na sociedade brasileira: Questões contemporâneas
Edital 2021/109 - PPD

Organizador: Linccon Fricks Hernandes

Descrição da chamada

O presente livro tem como objetivo tecer problematizações sobre as políticas públicas face aos direitos humanos na sociedade brasileira. O debate que se propões emergem dos discursos que incidem sobre as minorias , movimentando engrenagens que reverberam na intensificação das desigualdades sociais e violência que incidem sobre os seguimentos mais vulneráveis da população, não alcançados pelas políticas públicas e proteção social.

SUBMISSÕES: até 17 de janeiro de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Pesquisas científicas em matemática, estatística, física, química e engenharias: ensinando e aprendendo ciências exatas
Edital 2021/108 - PCM

Organizador: Marcos Pereira Dos Santos

Descrição da chamada

Este livro visa reunir artigos acadêmicos que abordem a temática referente aos processos de ensinar e aprender Ciências Exatas, trazendo a lume diferentes pesquisas científicas resultantes de estudos teóricos e/ou experiências pedagógicas nas áreas de Matemática, Estatística, Física, Química e Engenharias em geral. Assim sendo, serão aceitos trabalhos científicos que tenham como foco de investigação assuntos tais como: currículo escolar, avaliação da aprendizagem, formação inicial e continuada de docentes, políticas educacionais, produção de materiais/recursos didáticos, uso de tecnologias digitais, alfabetização, letramento e numeramento em Ciências Exatas, modelagem e modelação numéricas, simulação numérica, educação a distância on-line, experiências e experimentação laboratoriais, dificuldades de aprendizagem, didática docente, projeto político-pedagógico, livro didático, processo ensino-aprendizagem na escola de Educação Básica e na universidade, educação científica e tecnológica, ensino remoto, dentre outras questões similares.

SUBMISSÕES: até 17 de janeiro de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Projeto Político-Pedagógico Escolar: do planejamento à
avaliação – reflexões educacionais contemporâneas
Edital 2021/107 - PPP

Organizador: Marcos Pereira Dos Santos

Descrição da chamada

Esta coletânea científica objetiva compilar artigos acadêmicos resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas que abordem a temática “projeto político-pedagógico escolar” sob múltiplas facetas, matizes e nuances, refletindo de modo analítico e crítico-reflexivo sobre as possibilidades, potencialidades, limitações e desafios do PPP desde a sua fase inicial de planejamento até o processo de avaliação de resultados alcançados no contexto da Educação Básica escolar. Para tanto, são aceitos trabalhos científicos que tragam a lume diferentes assuntos relacionados ao projeto político-pedagógico da escola no que tange, por exemplo, ao/à(s): processos de planejamento e construção coletivos; cultura escolar e cultura da escola; implantação, implementação, execução e avaliação; políticas públicas educacionais; articulação do trabalho pedagógico escolar; papel da direção escolar, gestão educacional e coordenação pedagógica; mediação do profissional professor-pedagogo; relação escola-família-comunidade; gestão escolar democrático-participativa; currículo escolar e demandas sociais contemporâneas; práticas pedagógicas docentes; novas tecnologias digitais de informação e comunicação; educação em espaços escolares e não escolares; entre outros.

SUBMISSÕES: até 17 de janeiro de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Ensino Médio no Brasil: Políticas, práticas e disputas
Edital 2021/106 - EMB

Organizadora: Katia Bruginski Mulik

Descrição da chamada

No contexto brasileiro, as políticas de ensino e as propostas educacionais recentes como a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017) e a reforma do Ensino Médio tem promovido debates pertinentes envolvendo escolhas quanto aos conhecimentos a serem ensinados, os materiais didáticos, os encaminhamentos metodológicos e as práticas avaliativas. Diante desse cenário, esta obra convida professores-pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que desejam discutir os dilemas e as políticas sobre os rumos do Ensino Médio no Brasil a apresentarem suas pesquisas, projetos e práticas pedagógicas envolvendo esse contexto. O objetivo é que possamos pensar sobre como o Ensino Médio tem se constituído e quais são os desafios que precisamos superar a fim de oferecer uma educação de qualidade, mas que, ao mesmo tempo, possa atingir os anseios de nossa juventude compreendendo a escola como um espaço para o questionamento e a (re) construção social.

SUBMISSÕES: até 17 de janeiro de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Intersecções entre Saúde e Educação: Teoria, Prática e Políticas Públicas
Edital 2021/105 - ISE

Organizadora: Bianca Nunes Pimentel

Descrição da chamada

No Brasil, a relação entre os setores da Educação e da Saúde é histórica. Unificados até meados de 1950, pelo Ministério da Educação e Saúde, possuíam afinidades no campo das políticas públicas, baseadas na universalização de direitos fundamentais. A separação desses setores proporcionou autonomia institucional, porém, os espaços de aprendizagem passaram a ser vistos em um paradigma biológico e de medicalização. Considerando a necessidade de ampliar as discussões sobre a qualidade das ações interdisciplinares, este livro pretende reunir pesquisas que evidenciem estudos teóricos e práticas relacionadas às Políticas Públicas Intersetoriais, bem como pesquisas recentes em saúde no ambiente escolar e acadêmico, formação profissional para a saúde, educação em saúde e demais intersecções entre saúde e educação, visando a superação dos desafios que se apresentam.

SUBMISSÕES: até 17 de janeiro de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Gestão da qualidade em saúde e segurança do paciente debatendo suas práticas e desafios
Edital 2020/104 - GQS

Organizadores: Cicero Emanoel Alves Leite, Ocilma Barros de Quental

Descrição da chamada

A gestão da qualidade alinhada aos princípios de segurança do paciente pode promover a padronização de ações e serviços visando uma melhor experiência do paciente na instituição de saúde adequando processos finalísticos, gerenciais e de apoio a requisitos de qualidade. Considerando a necessidade de ampliar a discussão sobre a qualidade e excelência em serviços de saúde, a proposta deste livro é reunir resultados de pesquisas e experiências práticas em relação à gestão da qualidade em saúde e segurança do paciente a partir de perspectivas de gestores, trabalhadores, pesquisadores, professores e alunos promovendo o debate dos desafios de sua prática a fim de superá-los.

SUBMISSÕES: PRORROGADO até 17 de janeiro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Metodologias ativas e inovação educacional
Edital 2020/103 - MAI

Organizador: Valdir Lamim Guedes Junior

Descrição da chamada

Ao longo do século XX, as práticas educativas foram intensamente questionadas, sendo propostas muitas alternativas ao ensino tradicional. Muitas destas propostas são de inovação educacional, isto é, de modificação da prática educativa e das mentalidades, tanto de alunos como de professores sobre o processo de ensino aprendizagem. Nas últimas décadas, um dos principais conceitos de convergência destas iniciativas foi o de metodologias ativas, que, apesar de muito utilizado, é compreendido de forma superficial e, muitas vezes, trata-se apenas de um discurso sobre práticas que não rompem com o ensino tradicional. Desta forma, esta chamada visa reunir textos sobre o conceito de metodologias ativas e inovação educacional, assim como, relatos de experiência relevantes que, em conjunto, contribuirão para uma melhor aplicação destes conceitos.

SUBMISSÕES: até 17 de Janeiro de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Currículo, Tecnologias Digitais e Língua Portuguesa: Diálogos (im)possíveis
Edital 2020/90 - CTD

Organizadores: Alaim Souza Neto, Fernanda Luiza de Faria e Keysy Solange Costa Nogueira

SUBMISSÕES: PRORROGADO até 17 de janeiro de 2020.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

EDITAL ESPECIAL

@2012-2020 Pimenta Cultural

​São Paulo - SP

CNPJ: 17.033.353/0001-90

IE:  118.439.264.117