Chamadas de artigos para publicação como capítulo de livro

 

As chamadas visam a publicação de livros nos formatos digital (formato PDF) e impresso.

Os livros terão: ISBN para cada formato, Ficha Catalográfica e DOI por livro e por capítulo.

Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

Quer organizar um livro?

Clique aqui e confira as normas.

Como submeter o artigo para avaliação?

Enviar ARTIGO COMPLETO no site da editora:

 

  1. Acesse o site: https://www.pimentacultural.com

  2. Faça o seu cadastro clicando no retângulo vermelho localizado no canto superior direito do site.

  3. Clique novamente no retângulo vermelho e selecione "envio de artigo".

  4. Preencha todo o cadastro e anexe os arquivos solicitados.

Tema: Saberes e práticas nos cenários da saúde
Edital 2021/116 - SPC

Organizadora: Alessandra Regina Müller Germani

Descrição da chamada

Vivenciamos no país, a partir da década de 1970, um amplo movimento de luta pelo direito a saúde chamado de Movimento Sanitário e que deu origem ao período da Reforma Sanitária Brasileira. Os fortes debates que percorreram esse Movimento acerca da problemática da saúde e a necessidade de se criar um novo sistema nacional de saúde para a população, é materializada posteriormente na forma de lei na Constituição Federal de 1988, momento em que é criado o Sistema Único de Saúde –SUS. Desse período até os tempos atuais, podemos evidenciar muitas mudanças nos diferentes cenários que envolvem a saúde, tanto no âmbito da organização dos serviços de saúde, da produção de ações assistenciais de saúde, da formação profissional e da pesquisa em saúde, incluindo a situação atual de crise sanitária por conta da pandemia da COVID em que nos encontramos. Desta forma, o presente livro tem a intenção de levantar/reunir para socializar/compartilhar produções na forma de relatos de experiências e estudos ligados aos temas da: Gestão, Atenção, Educação e Pesquisa em saúde, compreendendo que toda essa movimentação iniciada em 1970 despertou a capacidade criadora e criativa para a promoção do desenvolvimento de ações intersetoriais e interdisciplinares nos diferentes cenários, com vistas a consolidação dos princípios e diretrizes que regem o SUS.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo.

Publicação da obra no final de cada semestre (junho e dezembro).

Tema: Reflexões e pontos da Comunicação
Edital 2021/115 - RPC

Organizador(a): a definir conforme temáticas.

Descrição da chamada

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Comunicação Social". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: teorias da comunicação, estudos culturais, comunicação de massa, mídias digitais, novas mídias, tecnologia, cultura, sociedade, consumo, práticas culturais, inovação, novas metodologias em comunicação, estudos de recepção, estudos de caso, análises de discurso, entre outros temas com aprofundamento na área da comunicação.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo.

Publicação da obra no final de cada semestre (junho e dezembro).

Tema: Aspectos da Educação
Edital 2021/114 - AED

Organizador(a): Cristiana Barcelos da Silva.

Descrição da chamada

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Aspectos da Educação". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: práticas educativas, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação e tecnologia, educação a distância, educação remota, metodologias de ensino, experiências em sala de aula, ensino híbrido, políticas educacionais, entre outros temas com aprofundamento na área da educação.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo.

Publicação da obra no final de cada semestre (junho e dezembro).

Tema: Os poderes e os perigos do discurso: censura, História e a realidade brasileira
Edital 2021/113 - OPP

Organizadoras: Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos, Allice Toledo Lima da Silveira

Descrição da chamada

A Análise do Discurso tem como objetivo interpretar os processos de produção de sentidos construídos na sociedade, compreendendo como parte integrante de seu trabalho as regularidades e as singularidades do funcionamento discursivo. Para este trabalho, interessa-nos estudos fundamentados na Análise do Discurso, que mobilizem dispositivos teóricos e analíticos provenientes da História, da Mídia, da Literatura, do Cinema e de outros campos do saber que congreguem as contribuições de vários estudiosos no que tange o cerceamento discursivo, observando a presença de efeitos de controle nos jogos de poder que regulam aquilo que pode e deve ser dito. Esperamos, pois, uma discussão acerca dos mecanismos de controle discursivo e sua presença nos campos de saber previamente citados, com ênfase no quadro brasileiro de produção discursiva assim como um debate sobre conceitos como ideologia, censura, contradição, história, acontecimento e resistência, entre outros.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 28 de março de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Educação para além dos muros da escola
Edital 2021/112 - EME

Organizadores: Vinícius Barbosa Cannavô, Adilson Cristiano Habowski

Descrição da chamada

A proposta desta organização de livro parte do reconhecimento de que no seio da cultura, para além de espaços formais de educação, se articula saberes legítimos que são expressados pelas camadas populares, artefatos culturais, movimentos sociais e produções midiáticas que produzem modos de ser e habitar no mundo contemporâneo, modelando as subjetividades dos sujeitos. A relação entre Educação e cultura tem se mostrado fértil para a operacionalização de espaços onde circulam pedagogias culturais das quais se desdobram diferentes narrativas, condutas e formas de controle que ensinam e atravessam os processos de constituição dos sujeitos. Diante das contingências educativas, essa coletânea propõe discutir os processos pedagógicos articulados fora do espaço formal da educação escolar, pensando espaços educativos não escolares como campos de insurgências educativas com potencial produtor de resistências estético-políticas. O impacto dessas problematizações auxilia no rompimento do estigma com as produções populares, triviais e cotidianas, bem como pode potencializar as práticas educativas formais e os currículos escolares, ampliando as discussões no campo da Educação. A proposta é de criar uma coletânea, por meio de um esforço intelectual cooperativo, abarcando vozes e olhares plurais, tendo em vista compartilhar conhecimentos e ideias em torno do universo de experiências, teorizações e pesquisas a partir da relação entre Educação e cultura, na tentativa de conjecturar narrativas epistemológicas e movimentos teórico-metodológicos que possam orientar e dar visibilidade para esse campo de pesquisa na Educação.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 28 de março de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: O estágio curricular e o ensino de ciências: relatos e reflexões sobre as práticas docentes
Edital 2021/111 - ECE

Organizadora: Thayane Bisognin

Descrição da chamada

Este livro pretende reunir trabalhos de relatos e reflexões dos Estágios Curriculares nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Aponta-se o estágio como uma etapa fundamental na formação do professor, porém, é de suma importância pararmos para refletir sobre nossas práticas e também para apresentarmos nossas experiências a outros educadores, promovendo uma rede de motivação, inspiração e qualificação do trabalho docente.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 28 de março de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: A educação e a covid-19 no Brasil: desafios, dilemas, ações, possibilidades e outras perspectivas
Edital 2021/110 - ECB

Organizador: Tayson Ribeiro Teles

Descrição da chamada

Em março de 2020, o Brasil “parou” porque houve a primeira morte no país motivada por complicações da doença pandêmica Covid-19. Em relação à educação pátria, em todos os níveis e modalidades, por prevenção, os governos suspenderam as aulas presenciais. Atualmente, algumas instituições já retornaram com aulas presenciais, mas a maioria está trabalhando no que se chama de ERE (Ensino Remoto Emergencial), um ensino não presencial, com ou sem o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O objetivo do presente livro é reunir textos que abordem os desafios, os dilemas, as limitações, as frustrações, as realizações/ações, as possibilidades e demais perspectivas sobre práticas educativas (de ensino, de pesquisa e de extensão) em tempos de Pandemia de Covid-19 no Brasil, principalmente em relação ao uso de TICs nos processos de ensinagem-aprendizagem.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 28 de março de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Políticas Públicas e Direitos Humanos na sociedade brasileira: questões contemporâneas
Edital 2021/109 - PPD

Organizador: Linccon Fricks Hernandes

Descrição da chamada

O presente livro tem como objetivo tecer problematizações sobre as políticas públicas face aos direitos humanos na sociedade brasileira. O debate que se propões emergem dos discursos que incidem sobre as minorias , movimentando engrenagens que reverberam na intensificação das desigualdades sociais e violência que incidem sobre os seguimentos mais vulneráveis da população, não alcançados pelas políticas públicas e proteção social.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 28 de março de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

Tema: Pesquisas científicas em matemática, estatística, física, química e engenharias: ensinando e aprendendo ciências exatas
Edital 2021/108 - PCM

Organizador: Marcos Pereira Dos Santos

Descrição da chamada

Este livro visa reunir artigos acadêmicos que abordem a temática referente aos processos de ensinar e aprender Ciências Exatas, trazendo a lume diferentes pesquisas científicas resultantes de estudos teóricos e/ou experiências pedagógicas nas áreas de Matemática, Estatística, Física, Química e Engenharias em geral. Assim sendo, serão aceitos trabalhos científicos que tenham como foco de investigação assuntos tais como: currículo escolar, avaliação da aprendizagem, formação inicial e continuada de docentes, políticas educacionais, produção de materiais/recursos didáticos, uso de tecnologias digitais, alfabetização, letramento e numeramento em Ciências Exatas, modelagem e modelação numéricas, simulação numérica, educação a distância on-line, experiências e experimentação laboratoriais, dificuldades de aprendizagem, didática docente, projeto político-pedagógico, livro didático, processo ensino-aprendizagem na escola de Educação Básica e na universidade, educação científica e tecnológica, ensino remoto, dentre outras questões similares.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 28 de março de 2021.

Publicação prevista para o primeiro semestre de 2021.

@2012-2021 Pimenta Cultural

​São Paulo - SP

CNPJ: 17.033.353/0001-90

IE:  118.439.264.117