Chamadas de artigos para publicação como capítulo de livro

 

As chamadas visam a publicação de livros nos formatos digital (formato PDF) e impresso.

Os livros terão: ISBN para cada formato, Ficha Catalográfica e DOI por livro e por capítulo.

Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

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Como submeter o artigo para avaliação?

Enviar ARTIGO COMPLETO no site da editora:

 

  1. Acesse o site: https://www.pimentacultural.com

  2. Faça o seu cadastro clicando no retângulo vermelho localizado no canto superior direito do site.

  3. Clique novamente no retângulo vermelho e selecione "envio de artigo".

  4. Preencha todo o cadastro e anexe os arquivos solicitados.

Neste ano não serão mais abertos novos editais para submissão de artigos!

A abertura de novas chamadas retorna em fevereiro de 2022.

Tema: Estudos Aplicados nas Ciências Médicas e da Saúde
Edital 2021/139 - EAC

Organizadores: Rui  Lopes Filho e Lucas Carvalho Lopes

Descrição da chamada

Este livro visa a coletânea de textos científicos em capítulos, que versem sobre às ciências médicas e da saúde, com intuito de proporcionar a atualização científica e inovações, por meio de temas importantes e relevantes.

SUBMISSÕES: até 28/11/2021

Publicação da obra no primeiro semestre de 2022.

Tema: Diálogos e construções para uma Pedagogia voltada para o Social
Edital 2021/137 - DCP

Organizadores: Arthur Vianna Ferreira e Marcio Bernardino Sirino.

Descrição da chamada

Neste segundo volume da coleção “Entre a Pedagogia e o Social”, uma parceria entre a Editora Pimenta Cultural e o Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (FFP/UERJ), busca-se compilar diálogos e construções que estejam embasadas em práticas educativas voltadas diretamente a problemas da sociedade contemporânea. Buscam-se as contribuições de educadores sociais, professores, estudantes e pesquisadores a fim de reunir diferentes visões teórico-metodológicas e saberes construídos por meio da vivência de uma educação embasada nas contribuições da educação popular, e de maneira especial do educador Paulo Freire, uma das referências para o campo, em construção, da Pedagogia Social Brasileira – tanto em ambientes escolares quanto em espaços não escolares.

SUBMISSÕES: até 21/11/2021

Publicação da obra no primeiro semestre de 2022.

Tema: Jogos digitais, gamificação e aprendizagem na área da saúde
Edital 2021/132 - JDG

Organizador: Edson da Silva

Descrição da chamada

Os aplicativos e os jogos digitais podem ser criados de múltiplas formas e assumirem diversos pontos de vista na atualidade, inclusive na aprendizagem de competências e de conteúdos escolares e acadêmicos. Esses recursos digitais são disponíveis em plataformas web e mobile, facilitando o acesso de seus usuários. A utilização de aplicativos, jogos digitais e processos de gamificação com objetivos educacionais tem gerado resultados promissores em diversas áreas de ensino, especialmente na saúde. Processos educativos mediados por recursos tecnológicos digitais podem promover o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, afetivas, motoras, dentre outras, em diferentes áreas do conhecimento. Aplicativos e jogos digitais na área da saúde são utilizados para diagnósticos, reabilitação, educação, treinamento, conscientização sobre doenças crônicas, compreensão ou enfrentamento de distúrbios psicológicos, entre outras finalidades. Assim, os Jogos digitais desempenham um papel importante na prática profissional e na educação em cursos da saúde, deixando o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais dinâmico, ativo, colaborativo e engajador. A implementação de jogos digitais e de estratégias de gamificação constituem um grande desafio devido à natureza interdisciplinar da criação de jogos. Reunir especialistas em ciências da saúde, da educação e da tecnologia possibilita o uso de técnicas adequadas e oferece novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem na formação e na prática profissional no contexto da saúde. Essa obra é uma oportunidade para que estudantes, educadores, pesquisadores, designers, profissionais de saúde, instrutores de treinamentos e todos aqueles interessados em cenários educativos no âmbito da saúde possam dialogar, compartilhar evidências científicas e suas vivências para incitar práticas engajadoras e lúdicas no campo dos jogos digitais, das tecnologias educacionais e da gamificação aplicados à saúde.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.

Tema: Vampiros literários e cinematográficos: transgressores ou heróis?
Edital 2021/138 - VLC

Organizadores: Letícia Cristina Alcântara e Kelio Junior Borges Santana

Descrição da chamada

Busca-se trabalhos que remetam ao estudo da personagem vampiro na literatura e/ou no cinema, considerando seu percurso, bem como análises da influência dessa personagem na sociedade, seja como transgressor de regras, seja como herói. Espera-se trabalhos que tenham por base teórica o imaginário, fantástico, sobrenatural e/ou o campo semântico.

SUBMISSÕES: até 28/11/2021

Publicação da obra no primeiro semestre de 2022.

Tema: Aspectos da Educação
Edital 2021/114 - AED

Descrição da chamada

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Aspectos da Educação". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: práticas educativas, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação e tecnologia, educação a distância, educação remota, metodologias de ensino, experiências em sala de aula, ensino híbrido, políticas educacionais, entre outros temas com aprofundamento na área da educação.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.