Chamadas públicas de artigos

As chamadas públicas visam a publicação de artigos em formaro de capítulos de livros nos formatos digital (PDF) e impresso. Os livros terão: ISBN (um para cada formato), Ficha Catalográfica e DOI para o livro e por capítulo, bem como Índice Remissivo. Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

Veja abaixo as chamadas abertas no momento!

Selecione as chamadas por área de conhecimento

Ensino de Biologia: Saberes e Práticas docentes

Edital 2022/161 - EBS

Organizador: Hugo José C. C de Azevedo

O Ensino de Biologia se torna foco de pesquisas acadêmicas e docentes na atualidade. Problemas ambientais que envolvem a fauna, flora etc chamam nossa atenção para a práxis docente e científica. A presente chamada: "Ensino de Biologia: Saberes e Práticas docentes" abre as portas para trabalhos que envolvem pesquisas e ensaios teóricos sobre o Ensino de Biologia no Brasil, com a finalidade de construir um robusto material como referência para futuros estudos que envolvam a temática.

Submissão:

até 30/10/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Cidade, Favelas e Bairros populares: reflexões em promoção da saúde

Edital 2022/160 - CFB

Organizadores: André Luiz da Silva Lima e Heitor Ney Mathias da Silva

A presente obra pretender acolher manuscritos que versem sobre experiências em promoção da saúde no Centros Urbanos do Brasil, bem como de narrativas que proponha debates e reflexões epistemológicas em torno dos limites e possibilidades do viver saudável nas cidades brasileiras. Produções sobre temas e assuntos correlatos serão bem-vindos, na qual destacamos: participação social em saúde, atenção primária em saúde, educação popular em saúde, violência armada e a saúde, projetos de extensão e cooperação social em saúde, bem viver nas cidades, Territórios Saudáveis e Sustentáveis, Cidades Saudáveis, dentre outros.

Submissão:

até 03/10/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Memória(as) Docentes: Narrativas e experiências ao longo da vida

Edital 2022/159 - MDN

Organizadores: Luiz Eduardo Paulino da Silva e Edilson Alves de Souza

Esta obra pretender resgatar as memórias e experiências dos professores e professoras do ensino básico e superior ao longo do tempo. Objetivando analisar, por meio das narrativas as experiências docentes no percurso do trajeto professoral. Para evocar o desconhecido, como diz Izquierdo (2011) em seu livro Memória, indicamos teóricos em livros acadêmicos, teses e dissertações, bem como artigos científicos sobre a temática. Referenciamos para memória Halbwachs (2013), Bosi (1994), Candau (2019), Nora (2011), Paul Ricœur (2007), Izquierdo (2011) e Le Goff (2013). Sobre a escrita de si, trago Silva (2019), e no que diz respeito à formação docente, Charlot (2013), Pimenta (2005), Nóvoa (2017) e Freire (2015) e outros que os autores tenham afinco. Portanto, essa obra pretende trazer relatos, experiências, estudos de caso e momentos afáveis que os professores dos níveis básicos e superior vivenciam e vivenciaram em sua trajetória.

Submissão:

prorrogado até 04/09/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Aspectos da Educação - volume 6

Edital 2021/114 - AED/6

Organizadora: Tascieli Feltrin

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Aspectos da Educação". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: práticas educativas, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação e tecnologia, educação a distância, educação remota, metodologias de ensino, experiências em sala de aula, ensino híbrido, políticas educacionais, entre outros temas com aprofundamento na área da educação.

Submissão:

fluxo contínuo. Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

Publicação a cada três meses. Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.