Chamadas públicas de artigos

As chamadas públicas visam a publicação de artigos em formaro de capítulos de livros nos formatos digital (PDF) e impresso. Os livros terão: ISBN (um para cada formato), Ficha Catalográfica e DOI para o livro e por capítulo, bem como Índice Remissivo. Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

Veja abaixo as chamadas abertas no momento!

Selecione as chamadas por área de conhecimento

Literatura Cearense

Edital 2022/163 - LC

Organizadores: Fernanda Maria Diniz, Fernângela Diniz da Silva e Alexandre Vidal de Sousa

O objetivo da publicação é valorizar, revitalizar e dar visualidade à produção de autores nascidos no estado do Ceará. Serão acolhidos textos de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a exemplo da História, da Educação, da Linguística, da Semiótica e da Literatura que tenham como objetos de estudos obras cearenses. Trata-se, pois, de um livro de caráter interdisciplinar.

Submissão:

prorrogado até 05/12/2022

Publicação da obra no primeiro semestre de 2023.

Gestão do Cuidado na Atenção Primária à Saúde

Edital 2022/162 - GCA

Organizador: Mailson Fontes de Carvalho

A atenção primária à saúde é estratégia de destaque no campo das políticas de saúde no Brasil, apresentando impactos nos resultados de saúde em diversas áreas. Todavia, diversas perspectivas são apresentadas no intuito de qualificar os processos de trabalho desempenhados na APS com foco na melhoria dos cuidados de saúde, de forma a responder demandas e necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comunidades.
A proposta de capítulos deve enquadrar-se no escopo fundamental da publicação, encaixando-se em um dos seus eixos: a.Concepções Teórico-reflexivas e b. Experiências e aspectos pragmáticos relacionados aos conceitos, ferramentas, instrumentais, intervenções e tecnologias de gestão do cuidado aplicadas na APS nos diversos contextos de atuação do país.

Submissão:

prorrogado até 05/12/2022

Publicação da obra no primeiro semestre de 2023.

Cidade, Favelas e Bairros populares: reflexões em promoção da saúde

Edital 2022/160 - CFB

Organizadores: André Luiz da Silva Lima e Heitor Ney Mathias da Silva

A presente obra pretender acolher manuscritos que versem sobre experiências em promoção da saúde no Centros Urbanos do Brasil, bem como de narrativas que proponha debates e reflexões epistemológicas em torno dos limites e possibilidades do viver saudável nas cidades brasileiras. Produções sobre temas e assuntos correlatos serão bem-vindos, na qual destacamos: participação social em saúde, atenção primária em saúde, educação popular em saúde, violência armada e a saúde, projetos de extensão e cooperação social em saúde, bem viver nas cidades, Territórios Saudáveis e Sustentáveis, Cidades Saudáveis, dentre outros.

Submissão:

prorrogado até 05/12/2022

Publicação da obra no primeiro semestre de 2023.

Aspectos da Educação - volume 7

Edital 2021/114 - AED/7

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Aspectos da Educação". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: práticas educativas, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação e tecnologia, educação a distância, educação remota, metodologias de ensino, experiências em sala de aula, ensino híbrido, políticas educacionais, entre outros temas com aprofundamento na área da educação.

Submissão:

Fluxo contínuo. Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

A cada três meses. Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.