Chamadas públicas de artigos

As chamadas públicas visam a publicação de artigos em formaro de capítulos de livros nos formatos digital (PDF) e impresso. Os livros terão: ISBN (um para cada formato), Ficha Catalográfica e DOI para o livro e por capítulo, bem como Índice Remissivo. Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

Veja abaixo as chamadas abertas no momento!

Selecione as chamadas por área de conhecimento

Ensino da Língua Portuguesa na escola e a pandemia: quais letramentos foram (re)construídos?

Edital 2022/155 - ELP

Organizadora: Elizabete Bastos da Silva

A pandemia da covid-19 vivenciada pelo mundo exigiu uma reinvenção da escola. Os currículos escolares precisaram ser reorganizados de forma a considerar, no momento, o que é essencial e o que priorizar, já que “a vida é o principal conteúdo de aprendizagem”. Assim, considerando que as práticas de leitura, de escrita e o uso das tecnologias são determinantes para o ensino não presencial nesse contexto, pergunta-se: quais letramentos foram (re)construídos nesse período no que refere ao ensino da língua portuguesa? Com a contribuição de outras vozes, o livro se propõe a convidar professoras e professores a apresentarem suas experiências em forma de artigo para publicizarmos as diferentes reflexões sobre o tema.

Submissão:

até 26/06/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Os desafios da consolidação das políticas públicas de saúde no Brasil

Edital 2022/154 - DPP

Organizadora: Elisa Costa

Nesta chamada, serão discutidos as principais fragilidades para a consolidação de políticas públicas de saúde no Brasil, como os vazios assistenciais, subfinanciamento crônico, resquícios do modelo biomédico implantado anteriormente no Brasil, o processo de referência e contrarreferência, o abismo entre a formação educacional em saúde e as vivências do profissional inserido no Sistema Único de Saúde.

Submissão:

até 12/06/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Experiências educacionais: a educação nas escolas do campo

Edital 2022/153 - EEE

Organizador: Patrício Freitas de Andrade

Pensar em práticas pedagógicas que inovem dentro da escola é um desafio para os professores, imaginem para os que acessam a área rural. Pensando nisso, essa temática busca trazer experiências de professores do campo e pesquisadores em geral. Sejam pesquisas e/ou práticas pedagógicas que contribuam nesse universo multicultural do campo. Esse campo tão vasto e rico que temos no Brasil, com suas diversidades e singularidades. Nesse sentido, com essa compilação de saberes construídos e divulgados, podemos dialogar e mostrar para os demais que podemos sim fazer diferença para a população do campo com uma escola que dialogue com os saberes e sabores dos sujeitos do campo.

Submissão:

até 29/05/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Novas Tecnologias e Inovação: uma análise da propriedade intelectual

Edital 2022/152 - NIT

Organizadora: Giovanna Martins Sampaio

O objetivo deste livro é reunir estudos, pesquisas e experiências que tragam as diferentes abordagens acerca das interfaces entre a tecnologia e a inovação, e o prisma Multidisciplinar da propriedade intelectual, principalmente em tempos de pandemia da covid-19. A intenção é contribuir para o conhecimento e reflexão acerca da importância desses fenômenos e dos diversos bens imateriais provenientes do intelecto para a produção de ativos intangíveis rentáveis e o desenvolvimento nacional, e que requer maior colaboração entre as instituições públicas e privadas no âmbito da pesquisa e da ciência.

Submissão:

até 29/05/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Políticas Pública, Gênero, Sexualidade e Educação em Direitos Humanos: Interseccionalidades

Edital 2022/151 - PPG

Organizador: Thiago Luiz Sartori

Intersecção e análise de desigualdades. Relações de gênero e sexualidade das pessoas LGBTTIAP+. Analisar as múltiplas facetas e dimensões da reflexão contemporânea sobre os direitos humanos, observando as reflexões de Guacira Lopes Louro, Joan Scot, Judith Butler, Boaventura Sousa Santos, Paulo Freire, Vera Maria Candau, Silva de Souza Nascimento, Salomão Barros Ximenes e Cláudia Pereira Vianna.

Submissão:

prorrogado até 26/06/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.

Formação em Psicologia e sua interface com direitos humanos: práticas críticas e discussões temáticas

Edital 2022/149 - FPI

Organizadores: Caio Cesar Portella Santos, Caroline Cusinato

A presente proposta de livro é direcionada principalmente à profissionais que trabalham com formação de psicólogos(as), como docentes, supervisores(as) de estágio e coordenadores(as) de curso. Pretende-se reunir textos que produzam reflexões e análises temáticas, e/ou expressem relatos de experiências de práticas (de desenvolvimento de disciplinas, estágios, organizações curriculares, etc) que contribuam para a formação de psicólogos(a) preparados(as) para a atuação frente à violação de direitos e em defesa de uma psicologia como ciência e profissão de fato inclusiva e transformadora. Serão aceitos trabalhos que versem sobre as temáticas: Sexualidade e Gênero, Relações Étnico Raciais, Saúde mental, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos das Crianças e Adolescentes, Questões de Habitação; Emergências e desastres, entre outras.

Submissão:

prorrogado até 12/06/2022

Publicação da obra no segundo semestre de 2022.