Chamadas de artigos para publicação como capítulo de livro

 

As chamadas visam a publicação de livros nos formatos digital (formato PDF) e impresso.

Os livros terão: ISBN para cada formato, Ficha Catalográfica e DOI por livro e por capítulo.

Qualis Livros: ver regras de classificação aqui. A qualificação das publicações da Pimenta Cultural prevista a partir da somatória dos pontos dos critérios da Capes é L1 (simulação de pontos atualizada em 3/02/2020 - último relatório Capes).

Quer organizar um livro?

Clique aqui e confira as normas.

Como submeter o artigo para avaliação?

Enviar ARTIGO COMPLETO no site da editora:

 

  1. Acesse o site: https://www.pimentacultural.com

  2. Faça o seu cadastro clicando no retângulo vermelho localizado no canto superior direito do site.

  3. Clique novamente no retângulo vermelho e selecione "envio de artigo".

  4. Preencha todo o cadastro e anexe os arquivos solicitados.

Tema: Jogos digitais, gamificação e aprendizagem na área da saúde
Edital 2021/132 - JDG

Organizador: Edson da Silva

Descrição da chamada

Os aplicativos e os jogos digitais podem ser criados de múltiplas formas e assumirem diversos pontos de vista na atualidade, inclusive na aprendizagem de competências e de conteúdos escolares e acadêmicos. Esses recursos digitais são disponíveis em plataformas web e mobile, facilitando o acesso de seus usuários. A utilização de aplicativos, jogos digitais e processos de gamificação com objetivos educacionais tem gerado resultados promissores em diversas áreas de ensino, especialmente na saúde. Processos educativos mediados por recursos tecnológicos digitais podem promover o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, afetivas, motoras, dentre outras, em diferentes áreas do conhecimento. Aplicativos e jogos digitais na área da saúde são utilizados para diagnósticos, reabilitação, educação, treinamento, conscientização sobre doenças crônicas, compreensão ou enfrentamento de distúrbios psicológicos, entre outras finalidades. Assim, os Jogos digitais desempenham um papel importante na prática profissional e na educação em cursos da saúde, deixando o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais dinâmico, ativo, colaborativo e engajador. A implementação de jogos digitais e de estratégias de gamificação constituem um grande desafio devido à natureza interdisciplinar da criação de jogos. Reunir especialistas em ciências da saúde, da educação e da tecnologia possibilita o uso de técnicas adequadas e oferece novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem na formação e na prática profissional no contexto da saúde. Essa obra é uma oportunidade para que estudantes, educadores, pesquisadores, designers, profissionais de saúde, instrutores de treinamentos e todos aqueles interessados em cenários educativos no âmbito da saúde possam dialogar, compartilhar evidências científicas e suas vivências para incitar práticas engajadoras e lúdicas no campo dos jogos digitais, das tecnologias educacionais e da gamificação aplicados à saúde.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.

Tema: CORPO: Linguagem, Comunicação e Educação
Edital 2021/131 - CLC

Organizador: Jean Carlos Gonçalves

Descrição da chamada

A obra pretende reunir textos acadêmicos e/ou ensaísticos que, ao considerarem o corpo como centralidade de discussão, possam estabelecer relações teórico-práticas com os campos da linguagem, da comunicação e da educação. Tendo em vista as urgências e demandas emergentes para este escopo temático, busca-se, no diálogo com os debates contemporâneos sobre corpo, dar visibilidade aos processos, trajetórias e percursos que permeiam a interação entre mundo e sujeito. Na atualidade, os conceitos de presença e ausência tem se transmutado de forma a conceber outras interpretações e subjetividades que solicitam respostas e novas perguntas de pesquisa sobre corpo, o que configura um arsenal de potencialidades a reverberar nos capítulos deste livro.

SUBMISSÕES: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Temas emergentes em Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil
Edital 2021/130 - TDR

Organizador: Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno

Descrição da chamada

Em um país majoritariamente agrícola, torna-se necessário discutir sobre as práticas sustentáveis, especialmente, acerca de sua possibilidade de permear por áreas multi e interdisciplinares, em um contexto de desenvolvimento e aplicação de procedimentos eficientes e inovadores para o campo. Esta obra engloba inúmeras possibilidades de temas emergentes, dentre os principais: Agricultura familiar. Educação ambiental. Educação do campo. Turismo rural. Meio ambiente. Desenvolvimento territorial. Sustentabilidade rural. Ações extensionistas. Inovações Sócio-tecnológicas. Gestão ambiental. Energias renováveis e, muitas outras, nas múltiplas dimensões e contextos que envolvem o desenvolvimento rural sustentável.

SUBMISSÕES: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Narrativas escolares: (re)criar, (re)inventar e (re)construir em tempos de pandemia
Edital 2021/129 - NES

Organizador: Luiz Eduardo Paulino da Silva e Lia Ciomar Macedo de Faria

Descrição da chamada

Na segunda década do século XXI, a sociedade foi surpreendida com a pandemia causada pela COVID-19 (SARS-CoV-2). A partir desse contágio coletivo, fez-se necessário o isolamento social onde milhares de crianças, jovens e adultos se afastaram da escola, sendo obrigados presenciarem aulas remotas através de plataformas online e aplicativos de redes sociais. Neste livro objetivamos, refletir sobre as práticas escolares na educação básica em tempos de pandemia, levando em consideração as invenções, arranjos, processos didáticos e outros argumentos que o depararam a partir desse tempo presente.

SUBMISSÕES: até 04/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Reflexões e estratégias sobre/para o ensino e a aprendizagem da matemática escolar
Edital 2021/128 - REM

Organizador: Jónata Ferreira de Moura

Descrição da chamada

Historicamente a matemática escolar tem sido o “bicho papão” de muitos estudantes, haja visto a imagem cristalizada de uma ciência exata, difícil e que poucos podem aprender, que foi sendo construída sobre ela. Isso tem impulsionado diversas discussões a nível nacional e internacional, sobre a qualidade de seu ensino e a aprendizagem dos discentes, gerando pesquisas e programas de formação continuada de professores, como Parfor, Profmat; nos de iniciação à docência, como Pibid e Residência Pedagógica; e nas avaliações externas, veja a nível estadual ou nacional, vinculadas à BNCC. A matemática ganhou maior visibilidade com a urgência de dados que pudessem exemplificar o cenário da pandemia da Covid 19, por isso, faz-se necessário reflexões e estudos que versem sobre o ensino e a aprendizagem da matemática escolar, podendo subsidiar as práticas de professores e formadores que ensinam matemática escolar.

SUBMISSÕES: até 20/06/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: O exercício profissional de Assistentes Sociais na Saúde Mental
Edital 2021/127 - EPA

Organizadora: Elisabete Vitorino Vieira

Descrição da chamada

O exercício profissional de Assistentes Sociais na saúde mental no Brasil é permeado por aproximações históricas e políticas, que articulam a história da profissão com a história da Reforma Psiquiátrica brasileira. Nesse sentido, há ainda uma enorme déficit de produções acadêmicas que abordem essa relação. Este livro visa, portanto, a recepcionar os estudos de jovens e experientes pesquisadores da área do Serviço Social que têm se debruçado sobre análise dessa relação. Assim, busca-se por caminhos diversos apresentar estudos originais e inovadores, que poderão aportar reflexões teórico-práticas ao campo da saúde mental, especialmente nesse momento de crise sanitária, onde vem se verificando impactos nessa área. Muitas respostas estatais no Brasil vem caminhando na direção da fragilização dos serviços públicos e transferência da saúde mental para as chamadas "comunidades terapêuticas", o que tem impacto também no trabalho profissional. Este livro se pretende pesquisa ser vitrine para as produções acadêmicas atuais do Serviço Social na Saúde Mental, a partir de relevância social e teórica e poderá contribuir para o avanço na produção de conhecimento na área de Serviço Social.

SUBMISSÕES: até 20/06/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Cenário da comunicação em tempos de pandemia
Edital 2021/126 - CCT

Organizadoras: Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello e Landressa Schiefelbein.

Descrição da chamada

Esta chamada busca publicar artigos de pesquisadores, discente e docentes com foco nas questões comunicacionais durante a pandemia. Buscam-se artigos que versem sobre os meios de comunicação, sobre os consumidores de mídias, sobre os impactos das mensagens no dia-a-dia, entre outros enfoques atuais. Aceitam-se as mais diversas metodologias de pesquisa.

SUBMISSÕES: até 13/06/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Vivências na pandemia
Edital 2021/125 - VPA

Organizadoras: Patricia Bieging, Raul Inácio Busarello e Landressa Schiefelbein.

Descrição da chamada

Esta chamada busca publicar artigos de pesquisadores, discente e docentes com foco em suas vivências durante o primeiro ano da pandemia. São esperadas reflexões pessoais, científicas e de cunho analítico acerca do que vivenciamos tanto de forma pessoal, quanto profissional. Desta forma, aceitam-se relatos de vida, estudos de campo quantitativos e qualitativos, com as mais variadas metodologias de pesquisa. A obra será dividida em duas partes ou volumes, de acordo com a demanda de capítulos aprovados, sendo: 1. experiências de vida; 2. pesquisas científicas.

SUBMISSÕES: até 13/06/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: O ensino de química na contemporaneidade: desafios e inovações
Edital 2021/124 - OEQ

Organizador: Silmar José Spinardi Franchi e Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi 

Descrição da chamada

O presente livro visa abordar a temática do Ensino de Química em seus diferentes aspectos e contextos. Temáticas: o processo de ensino-aprendizagem, uso das TICs, o Ensino de Química no ambiente virtual, propostas inovadoras no Ensino de Química nos cursos de graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado), relação professor-aluno, o Ensino contextualizado da Química, o Ensino de Química na pandemia, entre outros.

SUBMISSÕES: até 20/06/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Políticas educacionais e escola pública: desafios e possibilidades do tema no Brasil
Edital 2021/123 - PEE

Organizador: Susana Schneid Scherer

Descrição da chamada

Trata-se de uma proposta de análise das políticas educacionais para a escola pública no Brasil. Para isso, pretende acolher textos e reflexões teóricas sobre o papel do Estado e a questão das políticas públicas. Debater sobre o contexto global das políticas de educação e sua expressão no país. Também apresentar estudos sobre o desdobramento das políticas nacionais nas redes de ensino públicas regionais, estaduais e municipais. Explicitar a agendas educação e o projeto educacional em curso. Considerar o modelo e os impactos das políticas de educação no projeto de formação estudantil, no modelo de currículo, nas propostas de avaliação e de formação e trabalho docente.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Direitos Humanos, Segurança Pública e Diversidade.
Edital 2021/122 - DHS

Organizador: Iany Elizabeth Da Costa e Lucas Lopes Oliveira

Descrição da chamada

Nesta chamada aceitamos contribuições oriundas de pesquisas e reflexões sobre as interfaces dos direitos humanos, da segurança pública e da diversidade. Com vistas a criar subsídios para o debate público sobre questões relacionadas à Segurança Pública, Direitos Humanos e Diversidade e as interconexões com os saberes das diversas áreas do conhecimento, tais como Direito, História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e etc. Assim, pretende-se com o presente dossiê a publicação de artigos que versam sobre os desafios contemporâneos sobre o papel do Estado na garantia de Direitos Humanos, a construção de políticas públicas, na matéria de segurança pública, a atuação do judiciário na garantia de direitos fundamentais.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Politicas Públicas e Experiências exitosas em tempos de Pandemia
Edital 2021/121 - PPE

Organizador: Pedro Wilson Ramos Conceição

Descrição da chamada

Compartilhar Boas Práticas é fundamental para superar as dificuldades em tempos difíceis, assim a obra aqui proposta é essencial uma vez que visa auxiliar no estabelecimento, desenvolvimento e avaliação de experiências exitosas dentro das políticas públicas em tempos de Covid-19. O foco inicial será as Políticas de Saúde, Educação e Assistência Social, mais abrindo também para experiências transversais. Este livro poderá fornecer evidências relevantes que asseguram as melhores escolhas entre os diferentes modelos de oferecer e potencializar cuidado entre as políticas foco dos estudos. Assim a obra trará relatos de experiência, estudos teóricas e pesquisas em diversos contexto de cuidado em tempos de isolamento social. Além disso, potencializará a importância da cooperação e do comprometimento dos profissionais, serviços e ações dentro das Políticas Públicas Brasileiras em tempos de luta pela superação das dificuldades apresentadas pela pandemia. A obra vem então fortalecer ações eficazes no processo de garantia de direitos e cuidado em saúde, assistência e educação a partir de ações e iniciativas que refletem o nosso tempo, nossas necessidades com dinamismo, pesquisa e inovação tecnológica.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Saberes e práticas nos cenários da saúde
Edital 2021/116 - SPC

Organizadora: Alessandra Regina Müller Germani

Descrição da chamada

Vivenciamos no país, a partir da década de 1970, um amplo movimento de luta pelo direito a saúde chamado de Movimento Sanitário e que deu origem ao período da Reforma Sanitária Brasileira. Os fortes debates que percorreram esse Movimento acerca da problemática da saúde e a necessidade de se criar um novo sistema nacional de saúde para a população, é materializada posteriormente na forma de lei na Constituição Federal de 1988, momento em que é criado o Sistema Único de Saúde –SUS. Desse período até os tempos atuais, podemos evidenciar muitas mudanças nos diferentes cenários que envolvem a saúde, tanto no âmbito da organização dos serviços de saúde, da produção de ações assistenciais de saúde, da formação profissional e da pesquisa em saúde, incluindo a situação atual de crise sanitária por conta da pandemia da COVID em que nos encontramos. Desta forma, o presente livro tem a intenção de levantar/reunir para socializar/compartilhar produções na forma de relatos de experiências e estudos ligados aos temas da: Gestão, Atenção, Educação e Pesquisa em saúde, compreendendo que toda essa movimentação iniciada em 1970 despertou a capacidade criadora e criativa para a promoção do desenvolvimento de ações intersetoriais e interdisciplinares nos diferentes cenários, com vistas a consolidação dos princípios e diretrizes que regem o SUS.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.

Tema: Reflexões e pontos da Comunicação
Edital 2021/115 - RPC

Descrição da chamada

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Comunicação Social". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: teorias da comunicação, estudos culturais, comunicação de massa, mídias digitais, novas mídias, tecnologia, cultura, sociedade, consumo, práticas culturais, inovação, novas metodologias em comunicação, estudos de recepção, estudos de caso, análises de discurso, entre outros temas com aprofundamento na área da comunicação.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.

Tema: Aspectos da Educação
Edital 2021/114 - AED

Organizadoras: Luci Mary Duso Pacheco e Adriana Regina Vettorazzi Schmitt 

Descrição da chamada

Esta​ chamada tem recebimento de artigos em fluxo contínuo com o objetivo de compor a "Coleção Aspectos da Educação". A proposta de capítulos poderá se enquadrar em uma destas grandes áreas: práticas educativas, ensino e aprendizagem, formação de professores, educação e tecnologia, educação a distância, educação remota, metodologias de ensino, experiências em sala de aula, ensino híbrido, políticas educacionais, entre outros temas com aprofundamento na área da educação.

SUBMISSÕES: fluxo contínuo. 

Prazo de envio: até o dia 10 de cada mês.

PUBLICAÇÃO: a cada três meses.

Cada volume fecha com, no mínimo, 10 artigos aprovados.

Tema: Perspectivas decoloniais sobre a saúde da população LGBT+ durante a pandemia COVID-19
Edital 2021/117 - PDS

Organizadores: Anderson Moraes Pires e Eduardo Oliveira Miranda.

Descrição da chamada

 

A saúde da população LGBT+ no contexto brasileiro é colocada em processos de violência por diversos fatores, a exemplo de como a identidade positiva dessa população é posta em dúvida e perpetrada por saberes e práticas ortodoxas de leis, pela mídia tradicional, educação formal retrógrada e ensino religioso excludente. Além disso, a pandemia COVID-19 trouxe novas configurações de relacionamentos. Os estados e municípios adotaram medidas a fim de reduzir o número de casos. Consequentemente, a vivência de pessoas LGBT+ teve reverberações na saúde. O objetivo deste livro é reunir narrativas, ensaios, resultados de pesquisa concluída, relatórios de pesquisa em andamento e revisões da literatura sobre o tema apresentado.

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Linguística Cognitiva
Edital 2021/118 - LCO

Organizador(a): Marcos Helam Alves da Silva e Márcia Ananda Soares Siqueira de Sousa

Descrição da chamada

A década de 1980 traz aos estudos linguísticos inúmeras modificações, entre elas, podemos dizer que o desenvolvimento da ciência, a consequente modificação do conceito de mente e a assertiva de que a cognição é marcadamente corpórea, fez originar um movimento dentro da segunda geração das ciências cognitivas, que ficou conhecido como Linguística Cognitiva. Esse novo empreendimento da Linguística, opunha-se completamente à tese de que a mente era uma caixa preta e que a língua era uma entidade autônoma, com uma sintaxe superior à semântica. Procura explicar o conhecimento através da linguagem, mostrando que a relação palavra e mundo possui uma intima interrelação, emergindo a postura de que o significado não é um reflexo do
mundo pronto e acabado, mas que é construído e reconstruído a partir da relação estreita entre cognição e mundo. Hoje, a Linguística Cognitiva
é uma área consolidada dentro dos estudos linguísticos e seus temas fazem parte da agenda de inúmeras pesquisas no Brasil. Assim, nosso
propósito com essa proposta de livro é congregar estudos em LC nos seus mais variados aspectos, e, constitui-se também numa homenagem
a Professora Dra. Silvana Maria Calixto de Lima (in memoriam) que deu significativa contribuição a área no Piauí.

 

SUBMISSÕES PRORROGADAS: até 11/07/2021

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.

Tema: Produção literária em verso: o que nos dizem os poemas?
Edital 2021/120 - PLV

Organizadoras: Nathalie Sá Cavalcante e Amanda Jéssica Ferreira Moura

Descrição da chamada

“Os poemas são pássaros que chegam, não se sabe de onde e pousam no livro que lês”, foi o que nos disse Mario Quintana. São esses pássaros o foco desta chamada, pássaros em versos, pássaros regulares ou irregulares, pássaros que reduzem a crueza e o destempero do dia a dia. Se, no campo dos estudos literários, é comum percebermos um foco maior na prosa de ficção, esta chamada constitui-se como uma tentativa de reparo. Tomando como norte a inquietação com os pássaros de que fala Quintana, acolheremos textos que investiguem o poema, bem como as torções que essa estrutura é capaz de produzir nos limites de seu próprio corpo. O poeta pode ser um fingidor, mas nós, enquanto leitores e pesquisadores, não podemos fingir que não o vemos: quem são nossos poetas? O que nos dizem?

 

SUBMISSÕES: até 13 de junho de 2021.

Publicação da obra no segundo semestre de 2021.