A Pimenta Cultural

A Pimenta Cultural, fundada em 2012, é uma editora especializada em produções acadêmicas, focando, especialmente, nas Regras Capes para uma boa qualificação das obras no estrato Qualis Livros. Temos um forte trabalho para o impacto dos textos publicados através de indexadores e metadados.

O intuito é alavancar os textos acadêmicos dos nossos autores e das nossas autoras, ampliando o alcance de público e das citações dos seus trabalhos por outros autores e outras autoras. Estas ações objetivam elevar os índices H-index, i10-index e, especialmente, disseminar o alcance das pesquisas. Justamente por isso é que a distribuição dos nossos eBook é feita de forma gratuita e livro a partir de Licenças Creative Commons. Somente este critério soma à publicação 5 pontos no estrato Qualis Livros.

Publicamos textos acadêmicos: monografias, dissertações, teses, projetos de grupos de pesquisas, anais de eventos acadêmicos, proceedings de eventos, livros organizados provenientes de estudos acadêmicos, entre outros formatos voltados ao atendimento de publicações dos pesquisadores. Contamos com um amplo Comitê Científico nacional e internacional, além de revisores Ad-Hoc. Todo o gerenciamento e controle das publicações garante máxima atenção à todas as Regras Capes para uma boa avaliação Qualis Livros das obras.

Temos como editores executivos a profa. Dra. Patricia Bieging e o prof. Dr. Raul Inácio Busarello, ambos com amplo conhecimento acadêmico e na publicação de obras científicas. Contamos com equipe qualificada para a produção do seu livro: diagramadores, designers, editores, revisores, jornalistas e publicitários.

A Pimenta Cultural está cadastrada e credenciada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, não havendo ocorrências ou impedimentos de Licitar, participar de compras diretas ou de editais em que a certificação é obrigatória.

Os livros digitais

Os eBooks possuem editoração e projeto gráfico diferenciados, não se tratando simplesmente de um arquivo em formato PDF. As obras digitais possuem programação de metadados, indexação e links de navegação internos que facilitam o acesso aos capítulos, bem como sumário e índice remissivo. O livro é livre e pode ser copiado e compartilhado onde e como o autor desejar. 

Apesar das Licenças Creative Commons permitirem o compartilhamento e a cópia das obras, a citação de trechos e o respeito à autoria estão resguardados segundo a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Em seu Artigo 46, Inciso III, “não constitui ofensa aos direitos autorais a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.

 

Os livros digitais possuem atribuição de DOI (Digital Object Identifier) pela instituição internacional de editores Crossref.

Os livros digitais são publicados com a Licença Creative Commons (by-nc-nd) para ampliar o compartilhamento e o acesso as obras. Os livros são abertos ao público e distribuímos gratuitamente em redes sociais, site da Pimenta Cultural, Google Book, Academia.Edu, SlideShare entre outros. Também enviamos para mais de 400 Bibliotecas Universitárias cadastradas em nosso mailing.

Nossas obras acadêmicas somam mais de 6,7 milhões de visualizações somente no Google Books, confira o último relatório.

Os livros impressos

As obras impressas publicadas pela Pimenta Cultural são distribuídas em marketplaces nacionais e internacionais no sistema PoD. Confira os locais de distribuição e vendas.

Os livros impressos são adaptados para o formato 14x21cm. Contudo, trabalhamos com qualquer formato, sendo os mais comuns: 16x23cm, 17x24cm, 21x28cm, 21,29,7cm e 25x30cm.

Publique conosco!

Agora que você já sabe o que publicamos confira os Planos de Publicação, os Chamadas para capítulos de livros, os eBooks gratuitos e nosso Comitê Editorial Científico.

E, se ficar com dúvidas, envie-nos um e-mail ou nos chame no WhatsApp:

livro@pimentacultural.com

WhatsApp (11) 96766-2200.