top of page

Indexadores

A Pimenta Cultural, no intuito de promover o maior alcance possível das obras publicadas tanto nacional quanto internacionalmente, trabalha intermitentemente na pesquisa, indexação e programação de metadados de todas as obras já publicadas. De forma constante, buscamos novos parceiros e indexadores com vistas a ampliar a disseminação dos nossos livros publicados. A ideia central é valorizar as pesquisas aqui publicadas e dar a elas a voz que merecem.

Saiba que não paramos por aí e em breve teremos mais novidades. O trabalho é constante e não contempla apenas os livros que serão publicados no futuro, mas todas as obras já publicadas pela Pimenta Cultural.

Conheça abaixo nossas plataformas de indexação de dados.

Navegue pelo nosso menu, confira o que podemos fazer pelo seu texto e venha publicar conosco!
CBL-logo

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 75 anos promove o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além da divulgação da literatura no mercado externo.

ISBN-logo

O ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro) é um padrão numérico que atribui às obras uma identificação única e intransferível. Com o ISBN é possível cadastrar a obra em diversas plataformas e sistemas de catalogação. É um registro obrigatório por se tratar de uma espécie de RG da obra.

Crossref-logo

É uma agência oficial de registro de identificador de objeto digital (DOI) da International DOI Foundation. Ele é administrado pela Publishers International Linking Association Inc. (PILA), com sede em Nova Iorque - USA. A organização foi fundada no início de 2000 com o objetivo de criar links permanentes de citações das obras digitais e suas respectivas localizações. Está focada no registro de trabalhos acadêmicos dos mais variados níveis.

DOI-logo

DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. É um registro para as obras digitais com o intuito de realizar registros persistentes e permanentes de textos publicados na internet. Não é possível registrar DOI para livros impressos, pois trata-se apenas de registros para documentos e textos digitais disponível na internet.

Capes-Qualis

O Qualis Livros é um sistema brasileiro de avaliação de livros publicados por discentes e docentes de programas de pós-graduação brasileiros, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Através do trabalho da CAPES são avaliadas as obras e a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo "stricto sensu" (mestrado e doutorado). Vários critérios são avaliados e que podem ser conferidos neste link https://www.pimentacultural.com/qualis-livros.

Atendemos criteriosamente a todas as regras da Capes para que as obras publicadas pela Pimenta Cultural atinjam o maior estrato possível no Qualis Livros. A expectativa dos estratos das nossas obras está prevista em 88 pontos, ou seja, Qualis L1.

Google-Books-logo

É um serviço da empresa estadunidense Google que possui um repositório para textos completos de livros. A Pimenta Cultural possui cadastro aprovado e capacidade técnica para indexar os livros de forma que eles pontuem tanto em seus índices H e i10, quanto na atualização automática de publicações de pesquisadores devidamente cadastrados no Google Scholar. Para conhecer o alcance de nossas obras no Google Scholar, consulte nosso relatório clicando aqui.

Google-Acadêmico-logo

É um mecanismo virtual de pesquisa livremente acessível que organiza e lista textos completos ou metadados da literatura acadêmica em uma extensa variedade de formatos de publicação. Lançado em uma versão beta em 2004, inclui a maior parte de revistas e livros online revisados por pares, artigos de conferência, pré-impressões, teses e dissertações, resumos, relatórios técnicos e outras literaturas acadêmicas, entre elas, pareceres de tribunais e patentes.

Academia.edu-logo

Academia.edu é uma rede social focada na disseminação internacional de pesquisas de docentes e pesquisadores em geral. Foi lançada em setembro de 2008. A plataforma pode ser usada para compartilhar artigos, monitorar seu impacto de acessos, além de acompanhar pesquisas em campos particulares do conhecimento. Academia.edu foi fundado por Richard Price, Brent Hoberman, dentre outras pessoas. Caso não tenhas cadastro, clique aqui e faça agora mesmo.

OpenLibrary-logo

Open Library é uma biblioteca digital aberta e cooperativa criada em 2007. O indexador tem como principal foco o compartilhamento do conhecimento e a promoção do acesso às obras publicadas. O repositório é aberto e gratuito, mantido e criado pela organização Internet Archive, localizada na Califórnia, Estados Unidos. Conta mais de 3M de livros cadastrados para acesso livre.

OpenAIRE-logo

OpenAIRE (Open Access Infrastructure for Research in Europe) significa um sistema de informação de pesquisa pan-europeu para a apresentação e ligação de resultados de pesquisa, que agrega metadados de repositórios, arquivos, revistas científicas e outras infraestruturas.

REDIB-logo

REDIB é uma plataforma aberta para indexação e compartilhamento de conteúdos científicos e acadêmicos gerados no âmbito ibero-americano. O repositório agrupa editores e produtores de conteúdos de alta qualidade comprovada publicados em países, nas temáticas e idiomas ibero-americanos. É uma importante ferramenta de cooperação para acesso aos conteúdos produzidos por pesquisadores e estudiosos das mais variadas áreas.

Zenodo-logo

Zenodo é um repositório aberto de uso geral desenvolvido sob o programa europeu OpenAIRE e operado pelo CERN. O repositório é um espaço de dados abertos na Europa que foi lançado em 2013. Ele permite que os pesquisadores depositem trabalhos de pesquisa, conjuntos de dados, software de pesquisa, relatórios e quaisquer outros artefatos digitais relacionados à pesquisa. Para cada envio, um identificador de objeto digital persistente (DOI) é criado, o que torna os itens armazenados facilmente citáveis. Confira clicando aqui.

SKOOB-logo

Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores, lançada em janeiro de 2009, pelo desenvolvedor Lindenberg Moreira. O site tornou-se um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias.

Amzon-Goodreads-logo

Amazon Goodreads é uma plataforma aberta de “catalogação social” fundada em 2006. Nela os usuários podem adicionais livros, interagir com outros membros, sugerir leituras, classificar obras publicadas e participar de fóruns. Os livros cadastrados ficam dispostos numa espécie de prateleira virtual e podem ser acessados por todos os membros da rede. É possível associar a conta de algumas redes sociais ao Amazon good reads e manter todos os dados e notificações conectados. Confira clicando aqui.

bottom of page