News Pimenta Cultural

Vamos falar em Regras Qualis Livros?

Para muitos pesquisadores o sistema Qualis Livros é uma incógnita e, até mesmo, difícil de entender. Vamos colocar os pingos nos “is” e também explicar onde entra a Pimenta Cultural nesta história.


A vida acadêmica traz muitas regras, siglas e, por incrível que pareça, metas a alcançar. É meta com relação ao rendimento acadêmico, ao prazo para término da pesquisa, a indexação dos trabalhos publicados e também a meta de produtividade científica. Os pesquisadores estão sujeitos, pelo próprio sistema de avaliação quantitativa da produção, à publicação de uma série de artigos, capítulos de livros e livros para alcançar um determinado número e não necessariamente de um resultado substancial específico da sua pesquisa. É como se a pesquisa científica estivesse em uma linha de produção fabril onde você tem dois ou mais artigos para publicar em um espaço de tempo e em editoras universitárias ou revistas científicas que, por sua vez, também devem enquadrar-se em regras específicas deste ecossistema.

É aqui que entra a Pimenta Cultural, também incorporada a este mundo de metas e regras experienciadas não somente pelos pesquisadores que publicam conosco, mas por nossos editores executivos desde a fundação da editora, em 2012.

Diante do grande volume de publicações de livros e de capítulos de livros, a partir do ano 2000, a Capes observou que a disseminação deste conhecimento científico seria justificada com a criação da avaliação Qualis Livros. Esta passou a qualificar