Diálogos com a Literatura Portuguesa III

Organizadores: Aion Roloff, Andrea Bittencourt, Antonio Augusto Nery
Neste terceiro volume de Diálogos com a Literatura Portuguesa, seguimos analisando e discutindo obras e autores da Literatura Portuguesa, em perspectiva única ou comparada, viajando pelo pensamento e pontos de vista, do século XVI à contemporaneidade, na continuação de nosso exitoso diálogo nessa seara de pesquisa.
SUMÁRIO Apresentação Prefácio CAPÍTULO 1 Ranieri Emanuele Mastroberardino A representação do bem comum nas obras O príncipe, de Nicolau Maquiavel, e Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões CAPÍTULO 2 Aion Roloff A literatura como pano de fundo de um discurso filosófico-religioso? Uma análise de O pároco de aldeia, de Alexandre Herculano CAPÍTULO 3 Eduardo Soczek Mendes Os frades à mesa: uma refeição em O monge de Cister, de Alexandre Herculano CAPÍTULO 4 Matheus Leschnhak Notas para um novo dia: rebanhos, rios, lagos e sóis em Caeiro e Thoreau CAPÍTULO 5 Xênia Amaral Matos Farsas: o conto queirosiano e o diálogo experimental com o gótico CAPÍTULO 6 Andrea Bittencourt Vislumbres de mulheres e fêmeas em O mandarim CAPÍTULO 7 Lucas do Prado Freitas Uma análise da monstruosidade de Totó n’O crime do padre Amaro CAPÍTULO 8 Daiane Cristina Pereira O grotesco feminino em O livro de Alda, de Abel Botelho CAPÍTULO 9 João Vitor Nunes Machado O diabo tem coração: ecos d’O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro, no Pastor, d’O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago CAPÍTULO 10 Antonio Augusto Nery Valeria Evencio Zecchinello de Carvalho Morte e natureza em Terra do pecado, de José Saramago CAPÍTULO 11 Robson José Custódio Eugénio de Andrade: rompimentos da escrita em Obstinado rigore CAPÍTULO 12 Charles Vitor Berndt Um passeio pelo iberismo de Miguel Torga: uma discussão sobre Poemas ibéricos CAPÍTULO 13 Sara Vitória Silva Monteiro Diálogos entre história e literatura: a instância narrativa em A monja de Lisboa, de Agustina Bessa-Luís CAPÍTULO 14 Felipe Pereira de Carvalho A identidade como uma “celebração móvel” em Todos os nomes, de José Saramago CAPÍTULO 15 Salete Aparecida Franco Miyake A influência dos espaços narrativos na configuração da vida errante de Caim, de José Saramago CAPÍTULO 16 Nathaly Iara Justino do Nascimento A botânica poética de Matilde Campilho CAPÍTULO 17 Marco Aurélio Pereira Mello Imaginar para sobreviver: leitura de um conto de guerra de Ana Margarida de Carvalho Sobre os autores e as autoras Índice remissivo

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