top of page

News Pimenta Cultural

Metadados:

como funciona e onde encontrá-los em seu e-book


O que são Metadados?


Os Metadados são dados que descrevem outros dados – o prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de” – sendo utilizados para facilitar a busca, organização, gerenciamento de informações, bem como a indexação do seu projeto em outras plataformas. Além desses dados serem importantes para a indexação e difusão de seu e-Book na internet, eles também são essenciais para a acessibilidade do seu livro em ledores de tela, seja na web ou softwares locais.


Alguns dos Metadados presentes em e-Books são: título, nome do autor, data da publicação, DOI, ISBN, sinopse, dentre outros dados. É importante que você autor(a) saiba encontrar essas informações, para assim verificar se o seu livro as possui e garantir a ampla disseminação da sua obra. Esses dados podem ajudar os leitores a encontrar o seu livro quando estão pesquisando por um tema específico.


A importância dos metadados para a websemântica está basicamente ligada à facilidade da estruturação e organização dos dados, podendo facilitar a recuperação e a utilização dos mesmos. A ficha catalográfica possui algumas informações que são integradas aos metadados, sendo um registro eletrônico que contém descrições importantes e que permitem saber sobre o que se trata o texto sem a necessidade de leitura do conteúdo.


Meu livro possui metadados?


Você pode encontrar os metadados de um eBook em seu próprio arquivo ou em sites de venda de livros on-line como a Amazon, por exemplo. Para encontrar os metadados de um e-Book em seu arquivo, você precisará abri-lo usando um programa de leitura de eBook. A maioria dos programas mostrará os metadados na janela principal do livro ou em uma guia especial chamada "Metadados".


Sabendo disso, como encontrar os metadados do seu livro publicado pela Editora Pimenta Cultural?


Conforme mencionado anteriormente, você precisará de um programa para leitura do e-Book. No exemplo abaixo foi utilizado o software Adobe Acrobat Reader. Ele é gratuito e você pode baixá-lo aqui. Utilizando este software você precisará seguir o seguinte caminho: Arquivo->Propriedades->Descrição.


Abaixo algumas imagens do livro Expressão Americana para exemplificar como encontrar os metadados em seu livro.



Passo 1: Abra seu eBook no Adobe Acrobat Reader



Passo 2: No canto superior esquerdo clique em Arquivo, na sequência direcione o mouse e clique na opção Propriedades...



Passo 3: Nas propriedades do documento podemos visualizar alguns dos metadados que compõe nosso eBook.


As diversas plataformas de indexação se beneficiam principalmente de duas ferramentas de estrutura de dados: o formato OAI-PMH e o formato JSON, a partir dessa estrutura podemos realizar a indexação de forma automática em outros repositórios através do sistema de Harvesting.


Abaixo exemplo da estrutura fornecida pelo OAI-PMH:



Os metadados também são usados pela plataforma Crossref no registro DOI (Digital Object Identifier) e podem ser encontrados através de consulta conforme abaixo:



Passo 1: acessar o endereço https://www.crossref.org/ e selecionar Search Metadata



Passo 2: colar o DOI do seu livro na caixa de pesquisa e clicar na lupa ou clicar enter

Passo 3: clicar em Actions -> Cite


A opção RIS é a mais fácil de ser entendida:



Em suma os metadados são muito importantes e o seu uso correto ampliará a disseminação de seus projetos acadêmicos. Lembrando que na Pimenta Cultural este trabalho está incluso em todos nossos eBooks disponibilizados gratuitamente em nossa plataforma.


Agora que você já sabe a importância dos metadados e como ele impacta diretamente em sua obra, venha publicar conosco. Aqui trabalhamos constantemente para a melhoria dos índices e para a ampliação do alcance das obras aqui publicadas.

94 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page