top of page

News Pimenta Cultural

Como escrever um livro? Vem ler o passo a passo

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Por: Patricia Bieging



Já pensou em se tornar um escritor e em publicar o seu livro? Se você chegou até aqui é porque uma sementinha foi plantada aí dentro de você e o desejo foi despertado. Mas não se assuste, tudo nesta vida precisa ser planejado e precisa de foco para que um sonho se realize.

Então, aqui vão algumas dicas para autores iniciantes ou, até mesmo, para você que já publicou antes, mas precisa de uma ajudinha.


Vamos um passo de cada vez! Vem comigo!



Defina o seu objetivo: antes de começar a escrever, é importante que você tenha claro o propósito do seu livro. Qual é o seu objetivo ao escrevê-lo? Quem é o público-alvo? Essas perguntas ajudarão a orientar sua escrita e a mantê-la concentrada.


Planeje a estrutura: depois de definir o objetivo, é importante planejar a estrutura do livro. Qual será a ordem dos capítulos e tópicos? Qual será a introdução e conclusão? Essa etapa ajudará a manter a coesão e a lógica do livro.


Escreva um rascunho: uma vez que você tenha planejado a estrutura, é hora de escrever o rascunho. Não se preocupe em ser perfeito. O rascunho é apenas uma versão inicial que será revista posteriormente.


Revisão e edição: depois de escrever o rascunho, é hora de revisar e editar. Procurar erros de gramática e ortografia, além de garantir que o texto esteja claro e coerente.


Obtenha feedback: é importante obter feedback de outras pessoas. Peça para amigos ou colegas lerem o livro e darem suas opiniões. Esse feedback ajudará a melhorar o livro e a torná-lo ainda mais forte.

Chegou até aqui e não consegue definir um tema para a escrita do seu livro?


Publicar um livro dá trabalho mesmo, mas no final todo o esforço é compensado e você vai querer mais e mais. O importante é não deixar este desejo morrer e seguir em frente.

E agora, vamos pensar no tema?

Pense sobre o que você gostaria de escrever.


Qual é o seu interesse ou paixão?

O que você gostaria de compartilhar com o mundo?

É um livro infantil, de autoajuda, de ficção científica, etc.?

Verifique as tendências no mercado editorial.

Quais são os temas populares atualmente?

Como o seu tema se encaixa nessas tendências?

Depois de tudo isso, qual o próximo passo para publicar o meu livro?


Você pode escolher publicar o seu livro de forma independente ou através de uma editora.


Publicação independente


Na publicação de livro de forma independente você tem total controle sobre o processo editorial, incluindo o design da capa, o conteúdo e o cronograma de lançamento. Além disso, você mantém 100% dos direitos autorais sobre as vendas.

Por outro lado, você precisa cuidar de todas as tarefas relacionadas à publicação, incluindo a revisão de texto, o design de capa, registros, indexações, plataformas de vendas, consignação, distribuição do livro, entre outras tantas atividades até que o livro fique pronto para nascer. Além disso, pode ser mais difícil atrair atenção para o seu livro sem o apoio de uma editora.


Publicação pela editora Pimenta Cultural


A Pimenta Cultural tem recursos e conexões que podem ajudar a promover e distribuir seu livro. Além disso, você pode se beneficiar sabendo que uma equipe de profissionais está cuidando da edição de texto, design de capa, registros nacionais e internacionais e outros aspectos técnicos da publicação. E, pode confiar, são muitas etapas até que o livro fique realmente pronto e possa ser compartilhado com o mundo.


Se você está procurando por soluções completas para publicar seu livro, está no lugar certo. Aqui, oferecemos uma variedade de serviços para ajudar você a transformar sua obra em um livro de qualidade profissional.

Começando pela publicação em formato eBook, oferecemos a opção de transformar seu livro em um arquivo digital, tornando-o acessível a leitores de todo o mundo através de diferentes plataformas. Além disso, também produzimos livros impressos em pequenas e grandes quantidades, dependendo da demanda.


Oferecemos serviços de revisão, edição e projeto gráfico, garantindo que seu livro esteja pronto para ser publicado com a máxima qualidade. Nossos profissionais irão verificar a estrutura, conteúdo e correção gramatical do livro. Já o projeto gráfico irá cuidar da aparência visual do livro, incluindo capa, ilustrações e diagramação.



Na Pimenta Cultural os livros digitais possuem indexação nacional e internacional, o que significa que seu livro será incluído em catálogos de bibliotecas, marketplaces, plataformas de compartilhamento e livrarias de todo o mundo, tornando-o mais fácil de ser encontrado por potenciais leitores. Também realizamos registros do livro, garantindo a proteção legal de sua obra.


Aqui você encontrará uma ampla gama de serviços para ajudá-lo a publicar seu livro de maneira eficiente e profissional. Se você tem uma obra pronta para ser publicada, entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudá-lo.
Estamos ansiosos para ajudá-lo a transformar sua paixão pela escrita em uma obra publicada!

Se ainda ficou com dúvidas sobre como publicar o seu livro e quer bater um papo, entre em contato conosco agora mesmo.


 
Publique conosco!

Agora que você já sabe o que publicamos confira os Planos de Publicação, os Chamadas para capítulos de livros, os eBooks gratuitos e nosso Comitê Editorial Científico.

E, se ficar com dúvidas, envie-nos um e-mail ou nos chame no WhatsApp:


WhatsApp (11) 96766-2200

 

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page