Práticas em Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea
- ISBN digital: 9788572211208
- ISBN impresso: Publicação apenas digital
- DOI: 10.31560/pimentacultural/2024.11208
Organizadores: Bibiana Bragagnolo e Leonardo Pellegrim Sanchez
O e-book intitulado Práticas em Pesquisa Artística: performance, criação e cultura contemporânea apresenta 11 artigos que fizeram parte do I ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA ARTÍSTICA. Este evento foi idealizado pelo grupo de pesquisa Observatório e Laboratório de Pesquisa Artística e realizado na Universidade Federal de Mato Grosso em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, com apoio da Universidade Federal de Pernambuco.
SUMÁRIO
Bibiana Braganolo
Leonardo Pellegrim Sanchez
Prefácio
CAPÍTULO 1
Catarina Domenici
Teorias da performance musical e decolonialidade: implicações para a pesquisa artística no Brasil
CAPÍTULO 2
Ciane Fernandes
Melina Scialom
Somática e prática como pesquisa: fronteiras fluidas, afetos expandidos e arte corporalizada
CAPÍTULO 3
Isabel Nogueira
Poéticas da encantaria nas espirais do tempo: pesquisa artística na universidade
CAPÍTULO 4
Michael B MacDonald
Tradução de Leonardo P. Sanchez e Bibiana Bragagnolo
Pós-realismo ou qualquer que seja a sua forma: uma conversa sobre música, cine-etnomusicologia e pesquisa-criação cinematográfica
CAPÍTULO 5
Narayane Ribeiro Medeiros
Carlos Henrique Costa Ribeiro
Leonardo Vieira Feichas
A ferramenta metodológica “Ciclo Artístico
Reflexivo de Dupla Checagem (CARDC)” e a proposta de um aplicativo para pesquisa em música: diálogos entre a pesquisa artística e a performance musical
CAPÍTULO 6
Daniel Wolff
A recriação do allegretto, pp. 92, de Beethoven, como estudo de tremolo para violão solo
CAPÍTULO 7
Felipe Batistella Álvares
O baixo elétrico na música instrumental gaúcha: uma proposta de aproximação idiomática com instrumentos solistas
CAPÍTULO 8
Marcus Mota
Entre treinamento e montagem: contribuição para se compreender processos criativos em seus parâmetros e tipologias
CAPÍTULO 9
Paulo Rios Filho
Oxóssi, para percussão e eletrônica: compor com subtração
CAPÍTULO 10
Rafael Gonçalves
Estudo narrativo sobre Blue in Green: experimentação de roteiros de improvisação para guitarra solo
CAPÍTULO 11
Ricardo Cappra Pauletti
Dança das segundas: a cinestesia na composição para violão
Sobre os organizadores
Sobre os autores e as autoras
Índice remissivo