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A figuração da experiência histórica em Edgar Allan Poe

Capa quadrada em tons de preto e fúcsia, a imagem de uma rua com luminárias e pessoas caminhando, uma casa com dois andares com varanda, todo o cenário sob uma névoa. No topo do canto esquerdo escrito em amarelo: coleção - estudos linguísticos e literários em inglês. No topo da lateral direita escrito em branco: Fabiana de Lacerda Vilaço, escrito em amarelo: coordenação, abaixo escrito em branco: Mayumi Ilari, Daniel Ferraz. O título escrito em branco: a figuração da experiência histórica em Edgar Allan Poe. Rodapé em amarelo o selo editorial Pimenta Cultural, o selo do Programa de Pós-graduações de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, o selo da Universidade de São Paulo e o selo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Fim da descrição.

ISBN digital:

9786559397143

ISBN impresso:

Publicação apenas digital

DOI:

10.31560/pimentacultural/2023.97143

Autora: Fabiana de Lacerda Vilaço. Coordenação: Mayumi Ilari, Daniel Ferraz

A obra de Edgar Allan Poe é aqui estudada a partir de uma grande curiosidade: o que significam os contos de detetive desse importante escritor estadunidense do século XIX? Em uma investigação das origens e das consequências desses contos, apoiada pelo instrumental crítico do materialismo-histórico, a autora percorre diversos momentos da trajetória literária de Poe que revelam que, para além de sua já conhecida tendência pelo terror e pelos mistérios, ele também desenvolvia uma profunda reflexão sobre o próprio ato de escrever.

Sumário

 

Introdução


Capítulo 1

Sobre materiais e formas até 1843


1.1. Ambiente político e literatura popular


1.2. Os primeiros contos


1.3. “The Murders in the Rue Morgue”


1.4. A teoria da unidade de efeito e mais alguns contos até 1843


Capítulo 2

“The Mystery of Marie Rogêt”


2.1. A linguagem e o ponto de vista


2.2. A figuração do processo investigativo: a leitura dos jornais e as contradições (“to further the cause of truth”)


2.3. O ponto de vista, o narrador, a seleção dos fatos narrados


2.4. Conclusões sobre o conto, ou seus elementos revisitados


Capítulo 3

“The Purloined Letter“


3.1. A criação da expectativa pela exposição do processo investigativo, os métodos de trabalho e a configuração da dialética de esconder e mostrar


3.2. “A very liberal reward”: o ponto de vista e a discussão sobre o trabalho


3.3. Desprezo, literatura popular e figuração da multidão e do público leitor


3.4. Consequências da dialética de esconder e mostrar na apresentação do trabalho intelectual de Dupin


3.5. Conclusões sobre os três contos de detetive, ou seus elementos revisitados


Capítulo 4

Sobre materiais e formas após os contos de detetive


Considerações finais


Referências


Obras literárias


Índice remissivo


Sobre a autora

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