Hipermídia e interdisciplinaridade na geração de conhecimento

Organizadores: Cláudia Regina Batista, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Vania Ribas Ulbricht e Teruyuki Morita.

 

Este livro oferece ao leitor os relatos de pesquisas atuais, impulsionadas por desafios encarados em universidades, institutos e laboratórios e que determinam as relações dos aprendizes com as suas atuais – e futuras – profissões de gestor, docente, pesquisador, designer, projetista, entre outros. Assim, esta obra também consegue comunicar o engajamento, a colaboração e o entusiasmo das pessoas que trabalham para a geração do conhecimento.

Editora: Pimenta Cutural (2015)

ISBN (eBook PDF): 978-85-66832-27-3

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CAPÍTULOS:

 

Prefácio

Conhecimento e colaboração

Adriano Heemann

 

Capítulo 1:

Pesquisa em sistemas hipermídia e o processo de ensino e aprendizagem

Alice Therezinha Cybis Pereira

 

 

Capítulo 2:

Ferramentas para Comunicação e Compartilhamento de Informações em Comunidades de Prática

Daniela Satomi Saito, Elisa Maria Pivetta e Ana Margarida Pisco Almeida

 

 

Capítulo 3:

AVEAs e CoPs acessíveis para surdos sob a ótica da Teoria da Cognição Situada

Carla da Silva Flor e Tarcísio Vanzin

 

 

Capítulo 4:

Compreensão de diretrizes de acessibilidade para criação de objetos de aprendizagem por meio de uma representação gráfica de síntese

Guilherme Philippe Garcia Ferreira, Adriano Heemann, Viviane Helena Kuntz e Vania Ribas Ulbricht

 

 

 

Capítulo 5:

Representação Gráfica de Síntese (RGS) de Diretrizes de Acessibilidade para Objetos de Aprendizagem na Web

Juliana Saldanha Romanus e Adriano Heemann

 

 

Capítulo 6:

Desenvolvimento de um portal de animações em realidade aumentada para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Rafael Rangel Szillat, Luiz Cláudio Machado dos Santos, Marcelo Vera Cruz Diniz, Antônio Carlos do Santos Souza e Erivaldo de Jesus Marinho

 

 

Capítulo 7:

Um estudo exploratório dos games para introdução ao pensamento computacional

Sérgio Souza Costa, Spartacus Silva Souza, Leonardo C. C. Mendes, Rosane de F. A. Obregon, Luzia Emanuelle R. V. da Silva, Evaldinolia Gilbertoni Moreira e Jeane Silva Ferreira

 

 

Capítulo 8:

Estruturação da problemática de renovação do programa EBEP com a aplicação de Mapas Cognitivos

Leonardo Rodrigues Caixeta, Mischel Carmen Neyra Belderrain e Almiro Martins da Silva Neto

 

 

Capítulo 9:

O uso das narrativas digitais no edutainment

Bruno Carvalho de Melo Rodrigues, Berenice Santos Gonçalves e Luiz Salomão Ribas Gomez

 

 

Capítulo 10:

SysOL: um software de aprendizagem organizacional inspirado nas teses de Chris Argyris e Donald Schön

Antônio Carlos Valença

 

 

 

 

Capítulo 11:

A manifestação da transmídia nas esferas da televisão e da hipermídia: estudo de caso do programa Superstar da Rede Globo de Televisão

Heitor Pinheiro de Rezende e Vania Ribas Ulbricht

 

 

Capítulo 12:

Estudo de perfil de público tendo em vista o acesso móvel a um glossário interativo

Berenice Santos Gonçalves, Juliane Vargas Nunes e Gabriela Fantini

 

 

Capítulo 13:

Estudo analítico de aplicativos para DaF em smartphones: aspectos do aprendiz em m-learning

Maicon Bernert Puppi e Stephania Padovani

 

 

Capítulo 14:

Quadrinhos hipermídia na aprendizagem: alunos surdos e ouvintes abordam esta prática

Raul Inácio Busarello

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