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O repórter na TV: uma história dos programas de grande reportagem no Brasil

ISBN digital:

9786559395330

ISBN impresso:

9786559395323

DOI:

10.31560/pimentacultural/2022.95330

Autores: Bruno Chiarioni; Igor Sacramento

Este livro faz uma história dos programas televisivos de grande reportagem no Brasil, indo dos anos 1960 até a atualidade. Trata-se de uma história com, a partir e pelas televisualidades. Constituem elementos fundamentais na análise das mudanças nesse formato de jornalismo televisivo: imagens, sons, textos, movimentos, cenas e corpos em contextos socioculturais tão específicos quanto amplos. Nesse processo histórico, as performances dos repórteres diante das câmeras não só mudam como ganham protagonismo: a subjetividade do repórter e sua experiência pessoal com o fato narrado foram ocupando o proscênio dos acontecimentos. A passagem, jargão jornalístico que designa tanto o momento em que o repórter aparece no local da notícia quanto confere autoridade ubíqua à emissora, veio a se configurar como um espaço autobiográfico, que abrange, inclusive, a emoção de narrar, na reportagem, o que sente o repórter. Como chegamos a essa configuração? Como passamos por tantas outras? Qual é o lugar dos fatos quando o fato principal passa a ser a experiência de reportar? Tratar com profundidade dessas questões só foi possível porque Bruno Chiarioni e Igor Sacramento se valeram de múltiplas fontes (jornais das épocas, entrevistas com profissionais, programas de grande reportagem). Os autores entendem que a história da televisão é também um desafio de escrever com imagens.

SUMÁRIO

 

Apresentação

Reportagem em pauta e repórteres em tela


Introdução

O repórter, telejornalista de si

Questões metodológicas

Dos programas selecionados

Programas de grande

reportagem da TV brasileira


Capítulo 1

O repórter de T V e a aventura na reportagem

Uma discussão histórica

Glória Maria, um ícone das passagens participativas

O repórter televisivo: histórico e influências

Primeiras impressões sobre o repórter televisivo


Capítulo 2

Os pioneiros nos programas de grande reportagem

O Brasil desconhecido de Amaral Netto, o repórter

A trajetória de Amaral Netto na Rede Globo

Por dentro do programa

O repórter Amaral Netto à luz do narrador de Walter Benjamin

A televisão descobre o cinema documentário

Documentário X grande reportagem: fronteiras híbridas

Cinema e televisão, diálogos possíveis: o programa Globo-Shell Especial

O modo de narrar do Globo-Shell Especial

Globo Repórter: um marco no telejornalismo de grande reportagem

Globo Repórter: a escola de telejornalismo da Rede Globo

O documentário a partir de uma fotografia

Eduardo Coutinho: um mestre na arte de ouvir o outro na televisão

Ouricuri, a pobreza do Nordeste no horário nobre da Globo

Theodorico, quando a personagem assume o protagonismo na televisão

O “cinema de intervenção” de João Batista de Andrade

“Caso Norte”: a engenhosa mistura entre documentário e encenação

“Wilsinho Galileia”: a vida de um delinquente infrator

Saem os diretores, entram os repórteres

Reflexões sobre o lugar do repórter na grande reportagem


Capítulo 3

“Vem Comigo”: o jeito repórter de Goulart de Andrade

O repórter das ruas que deu voz aos esquecidos da madrugada

Goulart ganha um programa para chamar de “seu”

De repórter da madrugada para um artista do jornalismo


Capítulo 4

Documento especial: “o preto, o pobre e o favelado” na televisão verdade

O processo de criação de Documento Especial

O modo de endereçamento em Documento Especial

Documento Especial ganha a concorrência da Rede Globo

Início de uma nova era para o telejornalismo de grande formato


Capítulo 5

O repórter e a grande reportagem no agitado anos 1990

Ernesto Varela e a grande reportagem: o experimental na TV

O repórter como performer da grande reportagem televisiva

O “mundo cão” com pitadas de telejornalismo

O repórter como personagem principal de suas reportagens


Capítulo 6

O dramático e o performático em Linha Direta

As matrizes históricas de Linha Direta: a entrevista com o Maníaco do Parque

Os discursos encharcados de sentidos em Linha Direta

A evolução de Linha Direta e a concorrência


Capítulo 7

Os Caminhos e Parcerias de uma repórter andarilho

Texto e imagem: o apurado olhar de uma repórter às margens


Capítulo 8

Profissão Repórter: os bastidores da notícia e os desafios da reportagem

A composição do projeto


Capítulo 9

O jornalismo televisivo na virada do século XXI: velhos conceitos, novas possibilidades

Novos contornos para o jornalismo de televisão

Record TV: o jornalismo em busca de audiência


Capítulo 10

Conexão Repórter e o jornalismo de performance de Roberto Cabrini

A estética e a proposta narrativa em Conexão Repórter

Detalhes dos segredos da sacristia


Capítulo 11

A linguagem do reality ganha a grande reportagem de TV

O jornalista que invade universos alheios


Capítulo 12

Um repórter de presença: a escritura Gaberiana

Tempos distantes, tempos presentes

Gabeira: um repórter de narrativa substantiva


Capítulo 13

As reportagens com tons documentais ganham a televisão

A estratégia documental como caminho para o streaming

O telejornalismo em tempos de pandemia

Considerações finais: uma reflexão para os próximos tempos


Referências bibliográficas

Periódicos

Fontes audiovisuais

Lista de ilustrações

Sobre os autores


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