top of page

Experimentação investigativa com a música corporal: ensino e aprendizagem interdisciplinar no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz

Capa quadrada em tom de vermelho. Ao fundo sete crianças sorrindo, pulando e fazendo poses. No topo do lado direito escrito em amarelo: "Marina Donza Guedes". Título escrito em branco e amarelo: "Experimentação investigativa com a música corporal: ensino e aprendizagem interdisciplinar no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz". Rodapé em amarelo o selo editorial Pimenta Cultural. Fim da descrição.

ISBN digital:

9786559398171

ISBN impresso:

9786559398201

DOI:

10.31560/pimentacultural/2023.98171

Autora: Marina Donza Guedes

A Experimentação Investigativa com a Música Corporal, é fruto da dissertação de mestrado de Marina Donza Guedes, apresentada no Programa PPGEAA da Universidade Federal do Pará, sob a orientação do professor Dr. João Manoel da Silva Malheiro. Marina é cantora e professora e apresenta nesta obra o ensino da música de forma interdisciplinar através das etapas da Sequência de Ensino Investigativo, despertando a musicalidade que existe dentro de cada um de nós. Um trabalho original que utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa do psicólogo David Áusubel, no propósito de atingir um ensino eficaz e relevante.

SUMÁRIO

 

Prefácio


CAPÍTULO 1

Um prelúdio de motivos que unificam a composição da pesquisa


CAPÍTULO 2

Principais abordagens da TAS: uma base teórica para a experimentação investigativa interdisciplinar

2.1 Principais abordagens da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel – TAS

2.1.1 O mapa conceitual de Ausubel

2.1.2 Aplicações educacionais da teoria de Ausubel

2.2 Experimentação Investigativa Interdisciplinar

2.2.1 Etapas da SEI

2.3 Interdisciplinaridade entre ciência e arte

2.3.1 A Música Corporal

2.3.1.1 A influência da música sobre o corpo


CAPÍTULO 3

Os passos do compasso: caracterizando a pesquisa

3.1 Os passos metodológicos

3.2 O Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz

3.2.1 Caracterização dos participantes da pesquisa

3.3 Oficina de Música Corporal nas sete etapas da SEI

3.4 O produto didático: o corpo em harmonia


CAPÍTULO 4

Orquestração da coleta e análise

4.1 Recital das análises

4.2 Limites e possibilidades da Música Corporal para o Clube de Ciências


Considerações finais


Referências


Sobre a autora

eBook gratuito disponível nas plataformas

google.png
Google-Scholar.png
academia-edu-logo.png
openaire.png
Scribd_logo.png
skoob-logo 1.png
zenodo.png

Venda e distribuição nacional de livros impressos

logo-umlivro-g.png
amazon-logo_edited.png
americanas-logo_edited.png
novo-logo-casas-bahia-2-scaled.jpg
logo-estante-virtual_edited.png
extra-logo_edited.png
magalu-logo_edited.png
logomarca-mercado-livre_edited.png
novo-logo-ponto-frio-2021.jpg
shopee-logo_edited.png
shoptime-logo_edited.png
submarino-logo_edited.png
bottom of page