Protótipos funcionais de objetos de aprendizagem gamificados e acessíveis

Organizadoras: Vania Ribas Ulbricht, Vilma Villarouco e Luciane Fadel.

Esta obra apresenta o resultado de estudos de vanguarda sobre o fenômeno da gamificação no contexto educacional. Cabe recordar que os princípios fundamentais dos jogos vêm sendo aplicados no aprendizado de pessoas desde os primórdios da civilização, muito antes do surgimento das primeiras escolas, como um modo de estimular e comunicar o acerto ou a necessidade de correção em valores e condutas sociais.

Editora: Pimenta Cutural (2017)

 

ISBN: 

978-85-66832-51-8 (eBook PDF)

978-85-66832-52-5 (brochura)

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CAPÍTULOS:

Prefácio 

Adriano Heemann 

Capítulo 1 

Contribuições da gamificação para a aprendizagem

Raul Inácio Busarello 

Capítulo 2 

Ambiente virtual e objeto de aprendizagem gamificado para ensino de quadriláteros: uma abordagem acessível 

Daniel Henrique Scandolara e Vania Ribas Ulbricht 

Capítulo 3 

GeoGram: ensino acessível e gamificado da geometria através do Tangram

Andiara Valentina de Freitas e Lopes, Sadi da Silva Seabra Filho e Vilma Villarouco 

Capítulo 4 

Gamificação na Educação: proposta de recurso educacional acessível para o ensino da Geometria

Lane Primo, Andréia Mesacasa, Eron Rocha e Luciane Fadel 

Capítulo 5 

Proposta de um Objeto de Aprendizagem baseado em ferramentas gamificadas e ferramentas de acessibilidade

Leonardo Schimmelpfeng, Marco Mazzarotto, Rafael Dubiela, Vania Ribas Ulbricht e Claudia Macedo 

Capítulo 6 

Processo de Desenvolvimento de Objeto de Aprendizagem para ensino de Geometria: estudo de caso

Guilherme P. G. Ferreira, Rafael Andrade, Sabrina T. Oliveira e Vania Ribas Ulbricht

Capítulo 7 

Aplicativo gamificado: estudo descritivo da trigonometria para pessoas com deficiência visual e auditiva

Graziela de Souza Sombrio, Leonardo Enrico Schimmelpfeng, Fernanda Cristine Poletto da Silva e Vania Ribas Ulbricht 

Capítulo 8 

AMMA: o desenvolvimento de um app acessível como objeto de aprendizagem para auxílio à pais de crianças com microcefalia 

Lízie Sancho, Andréa Oliveira, Laura Bezerra Martins e Vilma Villarouco 

Capítulo 9 

Uma proposta gamificada e acessível para aprendizagem de artes visuais mediada por tecnologia

Raquel Gularte Queiroz, Evandro Preuss e Luciane Maria Fadel 

Capítulo 10 

EinsteIn não sabia: objeto de aprendizagem sobre Revisão Sistemática da Literatura

Elzani Rafaela Ferreira de Almeida Sobral, Ana Katharina Leite e Vilma Villarouco 

Capítulo 11 

MESTRE SU: um objeto de aprendizagem acessível e gamificado para ensino da gastronomia oriental 

Ana Maria M. Maciel, Ester Rodrigues da Costa Jorge e Vilma Villarouco 

Sobre os autores 

 

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