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A marcha portuguesa e o dobrado brasileiro:
um estudo comparativo

Autor: Arnaldo António Moreira da Costa

Uma abordagem sobre as origens e o conceito da Marcha e do Dobrado. Seu contexto histórico para o desenvolvimento no espaço temporal e humano, identificando os seus principais agentes entre os séc. XVIII e séc. XX. Um estudo comparativo entre os dois gêneros musicais, numa análise formal e estrutural, procurando o porquê do seu relacionamento tão próximo. 

ISBN:

 

978-65-5939-202-5 (brochura)
978-65-5939-203-2 (eBook)

DOI: 10.31560/pimentacultural/2021.032

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Capítulos

Prefácio
 

Sobre o selo CEMUPE - Centro de Musicologia de Penedo


Agradecimentos


Introdução


Capítulo 1
A marcha
Conceito e origem
Finalidade e desenvolvimento
A marcha em Portugal no século XIX
A marcha em Portugal no século XX


Capítulo 2
O dobrado
Conceito e origem

Finalidade e desenvolvimento
O dobrado no Brasil no século XIX
O dobrado no Brasil século XX

Capítulo 3
Análise comparativa entre a marcha e o dobrado
Obras selecionadas e seus autores
Análise estrutural

Conclusão


Bibliografia


Dicionários


Bibliografia informática


Sobre o autor


Índice remissivo