O Grupo Pimenta Cultural

O Selo Editorial Pimenta Cultural nasceu em 2012 com o intuito de publicar textos e pesquisas científicas. A partir da experiência dos sócios diretores em relação à publicação de suas pesquisas, a Pimenta Cultural nasceu para facilitar o acesso e agilizar o processo de publicação científica no país.

A intenção sempre foi disseminar o conhecimento de forma ampla, fazendo com que estudantes, professores e pesquisadores tenham acesso facilitado ao conteúdo produzido na academia.

 

Para isso, trabalhamos em grande parte com as Licenças Creative Commons que possibilitam o compartilhamento livre e gratuito das obras digitais. Essas licenças permitem juridicamente aos autores escolherem as condições de uso e oferecem flexibilidade às pessoas que terão acesso à obra como, por exemplo, a cópia e o compartilhamento ilimitado e sem fins lucrativos dos conteúdos, sempre respeitando as condições estabelecidas. Apesar de as Licenças Creative Commons permitirem o compartilhamento e a cópia das obras, a citação de trechos e o respeito à autoria estão resguardados segundo a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98). Em seu Artigo 46, Inciso III, “não constitui ofensa aos direitos autorais a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”. 

 

Devido à demanda dos autores, em 2017, a editora passou a publicar livros impressos por demanda. Estes, por sua vez, são vendidos já que possuem custos adicionais na produção e na distribuição. Os autores/organizadores recebem Direitos Autorais pela venda.

 

Em 2018, a partir de uma nova necessidade dos nossos autores, a Pimenta Cultural se tornou membro da CrossRef, uma associação de editores e instituições que publicam na internet. A CrossRef é a maior agente do mundo na geração de DOIs.

DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web. 

É possível a inclusão de DOI em diversas publicações, sendo elas: livros, capítulos de livros, periódicos, artigos, anais de eventos etc..

Para atender às exigências da CAPES, a Pimenta Cultural busca seguir todas as regras de publicação para uma boa qualificação na avaliaçao Qualis Livros. Uma delas é a avaliação cega por pares via sistema Open Journal Systems. Além disso, o corpo de mestres e doutores em nosso Comitê Editorial Científico.

Ainda em 2018, expandindo a atuação e contribuindo com a sua missão de compartilhar o conhecimento, abrimos um novo Selo Editorial, Peripécia, dedicado à publicações de Obras Literárias. O objetivo do novo Selo é dar voz para os escritores nas diferentes formas de narrativas, literárias e gráficas, investindo na expressão, crítica e manifestação artística e pessoal.

Paralelamente, a Pimenta Cultural reitera sua abordagem editorial na publicação de Obras Acadêmicas e dedicadas à pesquisa, prezando pela qualidade e agradecendo aos Autores da Editora que contribuem para o compartilhamento da ciência.

Com a Peripécia, a Pimenta Cultural amplia seus horizontes na participação da construção da nossa cultura, tanto no viés Científico como no Literário.

Esta é a Pimenta Cultural, uma editora que busca atualização constante e a realização das necessidades dos nossos autores.

*****

 

A Pimenta Cultural está cadastrada e credenciada no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF. O cadastro tem vencimento em 12/07/2019, conforme documento emitido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal, não havendo ocorrências ou impedimentos de Licitar.

@2012-2019 Pimenta Cultural    *    CNPJ: 17.033.353/0001-90    *    Inscrição Estadual:  118.439.264.117    *    ​São Paulo - SP    *    (11) 96766-2200 WhatsApp