Cinema, discurso e relações internacionais

Autor:  Frederico Rios C. dos Santos

“O cinema é um olho aberto sobre o mundo”, já dizia Joseph Bédier. Através das lentes do cineasta, é possível percorrer imaginários, valores, preconceitos, bem como relações socioculturais e econômicas de uma época e de um lugar. Este livro apresenta perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do discurso cinematográfico no âmbito das Relações Internacionais, mas também se destina a estudantes de Letras, Comunicação, Artes e Ciências Sociais em geral. 

Editora: Pimenta Cultural (2019)

ISBN:

978-85-7221-060-7 (eBook)

DOI: 10.31560/pimentacultural/2019.607

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CAPÍTULOS:

 PREFÁCIO

Capítulo 1

 PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA O ESTUDO DO CINEMA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Genealogia histórico-filosófica do pensamento pós-positivista

Expoentes do pós-positivismo filosófico

Pós-positivismo em Relações Internacionais

Capítulo 2

 CATEGORIAS DE ANÁLISE DO DISCURSO PARA O ESTUDO DO CINEMA EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Vertentes em Análise do Discurso

Análise do Discurso Francesa (AD)

Categorias da Retórica: a Argumentação no Discurso

Linguagem cinematográfica e Semiótica Visual do Discurso

Capítulo 3

O DISCURSO CINEMATOGRÁFICO DE ELIA KAZAN: A GUERRA CULTURAL ENTRE AS PERSPECTIVAS LIBERAL E SOCIALISTA

As condições de produção de Sindicato de Ladrões e Rio Violento

Rio Violento

Sindicato de Ladrões

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

SOBRE O AUTOR

 

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